Prefeitura tucana realiza ação pioneira de conscientização sobre epilepsia

A cidade de Blumenau (SC) encerrou nesta quinta-feira (30) as atividades do Março Roxo, que realizou uma série de ações de conscientização sobre a epilepsia. Comandado pelo prefeito tucano Napoleão Bernardes, o município é o primeiro de todo o país a ter um mês exclusivo com o objetivo de acabar com o preconceito contas as pessoas que sofrem com o distúrbio. O evento, inclusive, é garantido legalmente na cidade desde 2015, com a sanção da lei 8.085.
Em parceria com o Movimento Março Roxo, a prefeitura blumenauense promoveu atividades como palestras e aulas sobre temas como os mitos e verdades sobre a epilepsia e ocorrência dessa enfermidade na infância e adolescência. No último domingo (26), no Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, o prefeito Napoleão Bernardes participou de uma caminhada ao lado da população para ajudar na conscientização da doença, que ainda é desconhecida por boa parte dos brasileiros.
Os deputados federais tucanos Mariana Carvalho (RO) e Vitor Lippi (SP), que são médicos, celebraram o pioneirismo demonstrado pela gestão de Napoleão Bernardes na luta pela conscientização sobre a epilepsia. Para eles, as pessoas que enfrentam esse problema ainda sofrem com o preconceito no Brasil e todas as ações de esclarecimento são essenciais para mudar esse cenário.
“Na minha cidade, Porto Velho, as pessoas que têm epilepsia sofrem muito. Primeiro, pelo preconceito. Depois, pela falta de políticas públicas voltadas para eles. E a outra condição é que, infelizmente, a sociedade não tem nenhuma informação sobre epilepsia. A pessoa que tem epilepsia pode acabar tendo um ataque epilético em qualquer lugar, e infelizmente a nossa sociedade não é preparada para lidar com isso”, disse Mariana. “Espero que todas as prefeituras sigam o exemplo de Blumenau, para fazer com que exista uma bandeira de combate a toda essa discriminação e também de orientação à população”, acrescentou a tucana.
Vitor Lippi ressaltou a capacidade que o Março Roxo de Blumenau tem para trazer mais atenção para as pessoas que sofrem do distúrbio. “Como qualquer patologia, a epilepsia precisa de atenção, carinho, cuidado, apoio e solidariedade. Quero ressaltar o espírito humanitário dessa medida, que sem sombra de dúvida vem no sentido de valorizar a todos e fazer com que nós tenhamos a solidariedade como um valor da nossa sociedade”, avaliou.
“Quero cumprimentar nosso prefeito de Blumenau por ter tido essa atitude tão relevante sob o ponto de vista humanístico e também valorizando a solidariedade entre as pessoas”, concluiu o parlamentar paulista.