Presidente do PSDB-PE, Moraes homenageia centenário de morte do ‘visionário’ Delmiro Gouveia

Um dos pioneiros no processo de industrialização do Brasil, que sonhava com um Nordeste desenvolvido, Delmiro Gouveia teve os 100 anos de sua morte lembrados nesta terça-feira (10/10) pelo presidente do PSDB de Pernambuco, deputado Antônio Moraes (PSDB).
Em discurso na Assembleia Legislativa, o parlamentar ressaltou o “espírito visionário” do cearense que produziu investimentos e desenvolvimento para o município alagoano de Pedra, nomeada Delmiro Gouveia.
“Desafiando coronéis da época, Delmiro transformou camponeses e flagelados da seca em operários, em cidadãos. Foi um dos precursores da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, na Bahia, uma vez que os empreendimentos criados por ele exigiam a produção de energia”, ressaltou Moraes.
Delmiro Gouveia morreu aos 54 anos, vítima de tiros disparados por pistoleiros. Até hoje o crime não foi esclarecido. “Na luta para concretizar seus sonhos, enfrentou oligarquias estaduais, brigou com empresas estrangeiras e até agrediu com sua bengala um governador, à época”, registrou Antônio Moraes.