Prévia da inflação atinge o menor patamar desde 2007

Imprensa - 23/11/2016

dinheiro__jeff_belmonteBrasília (DF) – O Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, subiu 0,26% em novembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A elevação é a menor para novembro desde 2007, quando o indicador avançou 0,23%. No ano, a prévia da inflação acumula alta de 6,38%, mais de 3% a menos que o mesmo período de 2015. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (23).

De acordo com a reportagem, nos últimos 12 meses, o índice ficou no seu menor patamar desde fevereiro de 2015 (7,64%), abaixo dos 8,27% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Para o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), o percentual baixo da prévia da inflação é uma notícia positiva que ajuda a aumentar o otimismo de todos os agentes econômicos brasileiros. “Mais um fato positivo a favor do novo governo. A prévia da inflação traz um alento muito otimista para a economia brasileira e, por consequência, para toda a população, que já estava cansada de tantos desmandos nessa área”, afirmou.

Segundo o parlamentar, o indicador também reflete que a saída da ex-presidente Dilma Rousseff e as medidas adotadas pelo governo do presidente Michel Temer foram benéficas e começam a se refletir no dia-a-dia da população.

“Esse novo dado é extremamente importante para a credibilidade da nossa economia, ao lado da diminuição da taxa de juros. Já estamos com o saldo positivo da troca de governo, que foi algo muito importante na nossa história política. Também vale lembrar que, com apenas seis meses de governo, o novo ministro Henrique Meirelles já está começando a realizar reformas muito significativas para nós. Isso tudo faz o cenário econômico brasileiro progredir”, avaliou.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

X
23/11/2016