Previdência é uma das mais importantes reformas do governo de transição, avalia Macris

Brasília (DF) – Em entrevista publicada nesta segunda-feira (17), o ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou que a reforma da Previdência é a mais importante das mudanças atualmente em curso no país, e que deverá ter efeito “em décadas”. O ministro destacou que o crescimento sistemático das despesas primárias nos últimos anos, de 1991 a 2016, e, principalmente, nos últimos períodos da gestão anterior, tornam a trajetória dos gastos do governo “insustentável”.
Segundo reportagem publicada pelo portal da revista IstoÉ Dinheiro, Meirelles classificou a reforma como fundamental, lembrando que, diante de uma trajetória de crescimento tão acelerada dos gastos, existem consequências para a economia. “Isso começou a se configurar nesses últimos anos, a partir dessa aceleração. A partir de 2011, na medida em que aceleração levou à trajetória insustentável, entramos na maior recessão da história do país”, explicou.
A visão do ministro é compartilhada pelo deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP). “Tenho absoluta certeza de que essa reforma é uma das mais importantes do movimento que se faz nesse governo de transição. Mais importante até do que o teto de gastos”, afirmou o tucano.
“Quando você estabelece o teto de gastos e não faz a reforma da Previdência, você deixa descoberta a situação orçamentária e financeira do país porque, na medida em que se tem teto de gastos e não a reforma, vamos estar diante de um grande dilema lá na frente: a Previdência consumindo de maneira bastante acentuada os recursos do Tesouro, e o Tesouro sem condições de gastar e de fazer investimentos nas questões básicas do país, como saúde, educação, segurança”, avaliou.
O parlamentar destacou que a opção feita pelo governo do presidente Michel Temer, como o seu primeiro movimento, de realizar a reforma constitucional que estabeleceu o controle sobre os gastos públicos, torna a reforma da Previdência ainda mais fundamental.
“Se não tivermos isso, vamos ter muitos problemas no país. Isso está absolutamente claro porque os gastos de Previdência sobem e nós vamos ver encurtados os gastos das demais áreas sociais. Tudo bem que a Previdência tem um sentido social importante também, mas outros movimentos de investimentos precisam ser feitos, em saúde, educação, principalmente em saúde pública, onde a situação está desesperadora. Ela se torna, como disse o ministro, fundamental e a mais importante das reformas a serem votadas”, ressaltou.
Alternativas
Para Vanderlei Macris, a reforma da Previdência é um dos principais caminhos para tirar o país da recessão em que o governo petista afundou o Brasil. Ainda assim, são necessárias algumas mudanças. São essas alternativas que têm sido buscadas pela bancada do PSDB.
“A reforma como veio precisa de algumas alterações, que não sejam as básicas, a espinha dorsal do projeto, mas algumas alterações precisam ser feitas. Esse trabalho está sendo feito agora. A própria bancada do PSDB tem apresentado alternativas para poder dar uma arrumada no texto, com algumas mudanças, e a gente vai tentar finalizar isso logo mais para poder ter a segurança de votar em uma proposta que vai encaminhar dentro dos compromissos que tem o partido com o país”, apontou o deputado.
“O partido tem um compromisso muito sério em estabelecer soluções para os problemas econômicos do país. Na medida em que você dá ao problema econômico uma dimensão positiva, você começa a recuperar a economia, começa a gerar empregos. Isso é muito importante e é exatamente o que a população brasileira está esperando. Esse é o compromisso do PSDB”, completou o tucano.
Leia AQUI a íntegra da reportagem da IstoÉ Dinheiro.