Produção industrial cresce em dez regiões do Brasil

Em mais um sinal de recuperação da economia brasileira, a produção industrial subiu no mês de maio deste ano em dez dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considerando todas as regiões, o crescimento geral foi de 4% em maio ante o mesmo período de 2016, num avanço de 0,8% em comparação com abril. Esse é o segundo mês seguido de alta, de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira. O principal destaque ficou para o Ceará com um aumento de quase 6%.
Para o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), o resultado do estado se deve à gestão do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), presidente interino do PSDB, na época em que governou o Ceará.
“O planejamento no estado do Ceará deveu-se a um fruto de uma gestão que teve ainda o [senador] Tasso Jereissati, quando era governador, de fazer com que a responsabilidade fiscal fosse amplamente defendida e aplicada, como também, estruturando toda cadeia produtiva do agronegócio, da indústria, assegurando a logística necessária.”
Na comparação anual, foi o maior avanço para maio em 7 anos. Já frente a abril, o resultado foi o melhor para o mês em 6 anos. Raimundo Gomes de Matos afirma que o Ceará ainda possui uma série de projetos para garantir o equilíbrio fiscal.
“Existe todo um arcabouço de projetos estruturantes e de ações de logística social para que nós pudéssemos alcançar esses índices, ganhando de muitos estados mais ricos do que o Ceará.”
Outros estados que tiveram alto crescimento foram Bahia e Pará, com 3,6% e 3,1%, respectivamente. Apenas Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais registraram números negativos na passagem de abril para maio.