Programas sociais e investimento privado: Alckmin aponta caminhos para fortalecer o esporte

Notícias - 27/09/2018

Paixão de boa parte da população brasileira, o esporte necessita de ações integradas e bem planejadas para crescer no país. Com Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, o setor terá bastante atenção e será tratado como instrumento de integração social, sempre alinhado com políticas públicas de educação, oferecendo à juventude oportunidades de crescimento pessoal e de desenvolvimento econômico para o país.

Assim como outras áreas, a evolução esportiva está atrelada diretamente à disponibilização de recursos econômicos. Para aprimorá-lo, o presidenciável tucano pretende fortalecer a injeção financeira do setor através de uma alteração na lei de incentivo ao esporte, que passaria a permitir aplicação de investimento privado nos esportes de alto rendimento, reduzindo assim, a dependência das verbas públicas.

Em entrevista ao portal Lance!, Alckmin reforçou a importância de atrair o empresariado para gerir os legados da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 através de Parcerias Público Privadas (PPP). “O Poder Público não tem competência nem orçamento para tocar a manutenção desses equipamentos. Queremos preservar o legado e acreditamos que o investimento privado é uma solução”, apontou.

Na última semana, Geraldo Alckmin teve um encontro com atletas para conhecer melhor as necessidades e demandas para o crescimento esportivo do país. No encontro o tucano expôs a intenção de apoiar a preparação a preparação dos atletas brasileiros para os Jogos Pan-Americanos de 2019, que acontecerão no Peru, e para Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, que serão realizados em Tóquio.

O presidenciável também defendeu medidas que aumentem a participação das mulheres nas práticas esportivas. “Lutaremos muito para oferecer uma melhor condição aos atletas em todos os esportes, sem nenhuma distinção de gênero. Queremos fazer do Brasil uma potência olímpica, e isso se faz com homens e mulheres treinando e competindo em condições ideais e similares”, frisou em entrevista ao portal Lance!.

Auxílio de especialista nas diretrizes do setor

Para auxiliar na criação das diretrizes a serem adotadas nos próximos quatro anos, Geraldo Alckmin escolheu Irineu Loturco, diretor técnico do projeto Núcleo de Alto Rendimento Esportivo (NAR), centro de excelência desportiva e uma das maiores fábricas de medalhas do país. Sob o comando de Loturco, foi desenhado um planejamento público no plano de governo para trazer retorno à longo prazo para o esporte, focado em programas sociais

Para manter as crianças em um caminho de desenvolvimento, será realizado um trabalho nas escolas, local onde a maioria delas têm o primeiro contato com a prática esportiva. Alckmin pretende consolidar e fortalecer os Jogos Estudantis Brasileiros, grande polo de revelação de talentos do país, apoiando a preparação dos atletas brasileiros para os Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Outra medida a ser implementada por Alckmin será a instituição de um projeto integrado de detecção de talentos em comunidades e a geração de estímulo para os programas de formação de atletas. A ressocialização também será uma das bandeiras estabelecidas e Alckmin atuará em conjunto com o Ministério da Justiça na criação de um modelo de formação esportiva em centros de detenção de menores infratores.

Reportagem Danilo Queiroz

X
27/09/2018