Projeto inovador abastecerá dois parques de São Paulo com energia solar

Imprensa - 20/01/2017

vilaUm projeto liderado pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) tornará os parques Villa-Lobos e o Cândido Portinari, localizados na zona lesta da capital paulista, totalmente autossustentáveis por meio do abastecimento de energia solar. A ação é vinculada ao governo do estado, administrado por Geraldo Alckmin (PSDB).

O projeto consumiu R$ 13 milhões na construção de uma microcentral de nove quilowatts-pico (kWp) e na instalação de 40 postes que geram a própria luz no Villa-Lobos, além da cobertura de 264 vagas para veículos com mais de 3 mil placas de captação de energia solar no estacionamento do Parque Cândido Portinari. Trata-se do maior projeto de mini geração solar distribuída em um parque do Brasil.

O sistema tem capacidade de produção anual de 665 megawatts-hora (MWh) e foi dimensionado para atender a demanda do estacionamento, lanchonete e área de esportes do parque. Além da energia para o uso nos parques, o projeto ainda gerará um excedente que será cedido à Secretaria do Meio Ambiente do estado de São Paulo para uso em suas instalações.

Além da Cesp, o projeto ainda conta com a participação das empresas RTB Energias Renováveis e AES Eletropaulo, além do apoio das Secretarias de Energia e Mineração e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

*Com informações do governo de São Paulo

X
20/01/2017