Projetos do Paraná são apresentados à ONU para futuras parcerias
A vice-governadora Cida Borghetti, secretários e técnicos estaduais detalharam nesta quarta-feira (27), em Curitiba, ações e projetos do Governo do Estado ao coordenador do Sistema Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic. O Paraná é o primeiro Estado no País a adotar as metas globais definidas pelas Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Entre os temas apresentados estão gestão de projetos, combate à pobreza, monitoramento de desastres, segurança, educação, desenvolvimento dos municípios e preservação do meio ambiente.
Cida Borghetti explicou que um dos objetivos do Estado é cruzar dados e informações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para oferecer aos gestores públicos informações mais exatas sobre a situação de cada município em diversos temas.
“Estamos integrados para construir políticas públicas de longo prazo, com foco no desenvolvimento sustentável e na erradicação da pobreza. As boas estratégias também podem servir de exemplo para outros estados e países da América Latina”, afirmou a vice-governadora.
De acordo com Niky Fabiancic, a presença ativa das Nações Unidas trará conhecimento, diálogo e ação. “O Paraná pode se beneficiar com as experiências das Nações Unidas e também tem muito a oferecer ao Brasil e demais países. Queremos a presença ativa e permanente do Estado. Vamos apoiar da melhor maneira possível, pois o sucesso do Paraná é também o nosso sucesso” afirmou.
*Do portal do governo do Paraná