PSDB comanda pela primeira vez prefeitura de Porto Alegre com Marchezan Jr.

“Foi uma caminhada da qual eu tenho orgulho de cada passo, de todos aqueles que caminharam com a gente”, disse o tucano

Imprensa - 30/10/2016

O deputado federal Nelson Marchezan Jr. é o primeiro tucano a vencer as eleições à prefeitura de Porto Alegre. Com 99% das urnas apuradas, o candidato da coligação “Porto Alegre Pra Frente” (PSDB, PP, PMB, PTC e PV) obteve 60,5% dos votos válidos contra 39,5% do atual prefeito Sebatião Melo (PMDB). Ao todo, 5,67% dos eleitores votaram em branco e 13,36% anularam o voto. O tucano contrariou todas as pesquisas e derrotou no primeiro e segundo turno o atual vice-prefeito da cidade, Sebastião Melo (PMDB).

Em entrevista coletiva à imprensa após eleito, Marchezan agradeceu o apoio que reuniu ao longo da campanha. “Estou muito feliz da forma com que esse grupo de pessoas chegou até esse resultado, foi uma caminhada da qual eu tenho orgulho de cada passo, de todos aqueles que caminharam com a gente em todos os momentos. Estou feliz de, nessa campanha, ter conhecido melhor os valores e princípios do Gustavo”, disse.

O novo prefeito eleito relembrou os primeiros passos que fortaleceu a escolha do seu nome para representar o partido na capital no Rio Grande do Sul. “Essa campanha começou há muito tempo, quando o PSDB nacional teve uma orientação de reorganizar o partido nos estados do Sul e, dentro desse escopo de projeto, estava uma candidatura a prefeito de Porto Alegre. Quero então fazer um agradecimento muito especial à confiança que o PSDB nacional teve em mim e aquele que foi a nossa âncora aqui representando todos os anseios de crescimento do partido com esse projeto aqui em Porto Alegre, que foi Jorge Gobi, nosso presidente municipal”, completou Marchezan.

Natural de Porto Alegre, Marchezan, que tem 44 anos de idade, foi diretor de Desenvolvimento, Agronegócios e Governos do Banco do Estado do Rio Grande do Sul na gestão de Yeda Crusius (2007-2010). É filho do ex-deputado Nelson Marchezan. Foi deputado estadual pelo PSDB (2007-2011) e se elegeu deputado federal em 2010 e reeleito ao mesmo cargo nas eleições de 2014. Porto Alegre tem mais de 1 milhão de eleitores, o maior número do Rio Grande do Sul, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Santa Maria

O PSDB também elegeu neste domingo o prefeito de Santa Maria (RS), Jorge Pozzobom, que recebeu 50% dos votos válidos contra 49,9% de Valdeci Oliveira (PT). A abstenção foi de 22,19%, com 3,4% de votos brancos e 4,2% de nulos. Em declaração após a vitória, o tucano disse que vai priorizar a melhoria na área de saúde. “Quem perdeu foi a irresponsabilidade e a mentira. Santa Maria deu o recado para quem quer um governo que respeita o dinheiro público e no dia 1º de janeiro vamos reunir a equipe toda para resolver este grave problema dos postos de saúde, contratando médicos e enfermeiros”, declarou.

X
30/10/2016