PSDB de São Paulo reuniu os tucanos eleitos no estado para discutir gestão dos municípios
O evento foi destinado aos 169 prefeitos, 105 vice-prefeitos e 1.023 vereadores escolhidos em suas cidades
O Diretório Estadual do PSDB-SP realizou neste sábado (19) o VII Encontro de Tucanos Eleitos do Estado de São Paulo. O evento foi destinado aos 169 prefeitos, 105 vice-prefeitos e 1.023 vereadores escolhidos em suas cidades e teve o objetivo de debater as prioridades dos municípios, trocar experiências e conhecer programas bem-sucedidos em outras gestões.
Estiveram presentes o governador Geraldo Alckmin, o prefeito eleito da capital, João Doria, os senadores Aloysio Nunes e José Anibal, também presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), os ministros da Justiça, Alexandre de Moraes, das Cidades, Bruno Araújo e das Relações Exteriores, José Serra. O prefeito reeleito de Teresina, Firmino Filho também compareceu, além dos deputados federais e prefeitos eleitos Nelson Marchezan Junior (Porto Alegre) e Duarte Nogueira (Ribeirão Preto), entre outras lideranças do partido.
O governador Geraldo Alckmin destacou que os resultados do PSDB nas eleições municipais deste ano são reflexo do anseio do povo brasileiro por uma reforma no atual sistema político do país.
“Política é otimismo, confiança e esperança e você [Doria] vai fazer um grande governo aqui na capital. O que foi essa onda azul? A população votando contra, contra os políticos, contra os governos, uma insatisfação generalizada. Uma fadiga da política. Qual foi a mensagem? É a nova política centrada na prestação de serviços. A figura do gestor, como disse João Doria”, explicou.
Alckmin disse ainda que o caminho para se manter um bom governo é eficiência na gestão. O tucano voltou a destacar a responsabilidade dos eleitos em serem peças fundamentais na retomada da economia brasileira e na recuperação da confiança do povo.
“A política é feita também de valores. A solidariedade, o amor e a lealdade. Todos nós governantes fomos escolhidos para enfrentar, como aqui disse o Serra, a maior recessão do Brasil. Liderança se forja na adversidade”, concluiu.
Experiências
Durante sua fala, o ministro José Serra contou um pouco da sua experiência na época em que foi prefeito da capital paulista e relembrou as conquistas do PSDB ao longo dos anos. O tucano elogiou a postura e o trabalho realizados pelos também ministros Bruno Araújo e Alexandre de Moraes na atual gestão do presidente Michel Temer.
“Nós temos responsabilidade. Temos que fazer esforço para o governo Temer dar certo. Seja no governo como eu o Bruno e o Alexandre estamos fazendo. Os dois trabalham feito loucos e muito. Vocês podem se orgulhar desses dois companheiros que estão hoje aqui”, disse.
Já o prefeito eleito João Doria destacou o compromisso assumido pelo PSDB com a população de São Paulo. “O que fez a onda azul em todo o Brasil? O que fez a onda azul eleger prefeitos e vereadores do PSDB e partidos aliados ao PSDB em todo o Brasil? O discurso da gestão. Eficiência de gestão. Capacidade de assumir o compromisso e fazer uma boa gestão na prefeitura, seja na prefeitura na capital de um estado, seja em uma pequena prefeitura – é a gestão”, afirmou.
Doria afirmou que pretende implantar uma nova política focada no povo e “naqueles que precisam que os gestores públicos façam aquilo que devem fazer”. Ele reafirmou o compromisso do PSDB com os mais pobres. “Nós não podemos nos esquecer que aos mais pobres e mais humildes temos que servir, e servir como prioridade, com determinação, com força e capacidade de articulação”, disse.
O tucano ressaltou a importância da honestidade e da responsabilidade com o dinheiro público. “Ética e transparência: bandeiras do PSDB. Sou honesto, sou decente, sou transparente. Isso é o PSDB. Vocês prefeitos precisam manter essa bandeira empunhada todos os dias”, afirmou.