PSDB demonstra força ao lançar candidatos a prefeito em três capitais da região Norte

Zenaldo Coutinho e Arthur Virgílio disputam a reeleição em Belém e Manaus, e Hildon Chaves é candidato em Porto Velho

Imprensa - 24/08/2016

arthur-virgilio-zenaldo-coutinho-hildon-chaves- boletimBrasília (DF) – Maior região do país, o Norte chega nas eleições municipais deste ano consolidando a força do PSDB ao lançar, ao todo, 2.983 candidatos que tentarão se eleger aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Para prefeito, o partido terá candidatos em três capitais dos sete estados: o empresário Hildon Chaves, em Porto Velho (RO) e os candidatos à reeleição Zenaldo Coutinho, em Belém (PA), e Arthur Virgílio Neto, em Manaus (AM).

Presente nas principais cidades, o PSDB também contará com a candidatura à reeleição do prefeito Manoel Pioneiro, em Ananindeua (PA), segundo município mais populoso do Pará. A empresária e presidente estadual do PSDB-Mulher Cinthia Ribeiro e a médica Silvia Távora tentam o cargo de vice-prefeita em Palmas (TO) e Boa Vista (RR), respectivamente. No total, a sigla terá 164 nomes para a prefeitura, 88 para a vice prefeitura e 2.731 para o cargo de vereador.

O candidato tucano à reeleição em Belém, Zenaldo Coutinho, ressalta que o partido tem “grande credibilidade” no cenário nacional e, no Pará especificamente, a união entre a prefeitura e o governo (também tucano, administrado por Simão Jatene) fortifica ainda mais a legenda. “O PSDB é um partido que tem um número muito expressivo de candidatos eleitos. E, justamente por este perfil e também pela plataforma de gestão séria que temos implantado, a tendência é que se mostre a força do PSDB a cada eleição”, afirmou.

Caso seja reeleito, Coutinho citou entre suas prioridades a continuidade de obras e ações iniciadas em sua gestão e o incentivo da economia criativa como forma de superação da crise que assola o país.

“Este, inclusive, tem sido o maior desafio não só meu, mas de todos os gestores: gerenciar os recursos públicos escassos para oferecer mais e melhor à população. Em 2013, quando assumi a prefeitura, recebi uma cidade cheia de problemas históricos e algumas poucas obras inacabadas e feitas de forma errada. Nesses três anos e meio fizemos muitas obras e ações, incluindo a conclusão de uma parte significativa do BRT; refizemos também o pronto-socorro municipal Mário Pinotti e construímos uma nova UPA, além de gerar mais de cinco mil novas vagas em escolas”, acrescentou.

O tucano também aponta como o diferencial do PSDB nessas eleições a credibilidade do partido para ter um bom desempenho na região, assim como teve nas últimas eleições municipais. “Nesse momento de crise econômica e também política no país, a população se sente traída por muitos de seus representantes e o PSDB é um partido que mantém a credibilidade. Além disso, ter políticos que são ficha limpa fazem a diferença”, completou.

Perspectivas
Candidato à prefeitura de Porto Velho (RO), o empresário Hildon Chaves afirmou que as perspectivas para as eleições são muito boas para o PSDB. Na avaliação dele, o partido está dando a oportunidade para candidatos que, assim como ele, nunca atuaram na política. “Meu nome é um nome novo. Fui promotor de Justiça por 21 anos. Aceitei agora o desafio de encarar essa eleição pelo PSDB com a proposta inovadora de ter uma administração séria, com honestidade, alguém que assuma o controle no sentido de reorganizar a prefeitura”, disse.

Entre as propostas que o tucano dará prioridade caso seja eleito, está a realização de parcerias público-privadas, com ênfase no saneamento básico, deficiente na cidade. “Porto Velho tem a menor cobertura de esgotamento sanitário das capitais brasileiras. Estamos em último lugar. Isso impacta diretamente na questão da Saúde, na mortalidade infantil. Em 2013, morreram 208 crianças em Porto Velho, a maioria por causas relacionadas à falta de saneamento básico. Vamos lutar por isso”, afirmou

Além do tratamento de água e esgoto, Chaves também citou como desafios a serem enfrentados a valorização da Educação. O tucano afirmou que questões como urbanização e mobilidade urbana também estarão entre suas prioridades. “São vários desafios. Nós temos o pior desempenho das capitais da região Norte e a maior mortalidade infantil de crianças de zero a cinco anos. Também temos a menor cobertura de saneamento básico, água e esgoto. Os desafios são imensos. É uma cidade de muitos contrastes. A máquina não funciona, educação está ruim, saúde está ruim. Tudo isso vai estar nas prioridades. Vamos aprimorar a gestão”, reiterou.

Força
De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Acre chega nas eleições com 190 candidatos tucanos, Amazonas com 512, Amapá com 49, Pará com 1.550, Rondônia com 273, Roraima com 60 e Tocantins com 349. Para Chaves, os números demonstram a força do PSDB na região.

“O partido sempre teve uma posição forte aqui na capital [Porto Velho]. O PSDB nunca perdeu uma eleição presidencial em Rondônia. É um estado que vive do agronegócio e há uma simpatia muito grande com a legenda. É um partido de peso aqui. Então, acho que é uma oportunidade da gente se consolidar cada vez mais, até para chegarmos mais unidos em 2018, que é um projeto maior. Certamente, nas próximas eleições gerais, vamos ter candidatos ao Senado, ao governo, vamos estar em condições de apoiar o nosso candidato a presidente”, concluiu.

X
24/08/2016