PSDB elege 269 prefeitos, superando o PT, partido do presidente da República

O PSDB elegeu 269 prefeitos neste domingo (06). Com essas vitórias, o partido superou o PT, que elegeu 248 prefeitos, mesmo contando com um fundo eleitoral consideravelmente maior. Assim, o PSDB consolidou sua presença política em estados estratégicos e fortaleceu a base nos estados onde já possui governadores.
Em Pernambuco, o PSDB passou de 5 prefeitos eleitos em 2020 para 31 em 2024, uma alta de mais de 500% — uma vitória expressiva para a governadora Raquel Lyra. Em Caruaru, cidade da governadora, Rodrigo Pinheiro foi eleito no primeiro turno.
Em Mato Grosso do Sul, estado governado por Eduardo Riedel, foram eleitos 44 prefeitos, alcançando mais da metade dos 79 municípios e registrando um aumento de 19% em relação a 2020.
No Rio Grande do Sul, sob a liderança do governador Eduardo Leite, o PSDB elegeu 33 prefeitos, representando uma alta de 6%.
Em Minas Gerais, foram eleitos 60 prefeitos, tornando o estado aquele com o maior número de tucanos eleitos. Esse resultado demonstra a força dos líderes mineiros, os deputados federais Paulo Abi-Ackel e Aécio Neves, que também preside o Instituto Teotônio Vilela (ITV).
Outra vitória importante ocorreu em Santo André, onde Gilvan Júnior foi eleito para suceder o atual prefeito Paulo Serra, que conseguiu fazer seu sucessor vencer no primeiro turno nesta cidade de destaque do ABC Paulista. Ainda em São Paulo, o PSDB levou em Marília, importante município do interior, com Vinicius Camarinha
Mabel Canto e Barjas Negri avançaram para o segundo turno em Ponta Grossa (PR) e Piracicaba (SP), respectivamente. Em Caxias do Sul, o PSDB também está na disputa com o atual prefeito Adiló Didomenico. Em Santa Maria (RS), Rodrigo Decimo também está na disputa. E, em Pernambuco, o PSDB está no segundo turno em Paulista, com Ramos.
Além disso, o Cidadania, partido federado ao PSDB, elegeu 33 prefeitos. Em São Bernardo do Campo, cidade do presidente Lula, por exemplo, o deputado federal Alex Manente disputará o segundo turno.