PSDB está entre os partidos que mais cresceram na Câmara durante a janela partidária
Com 18 deputados federais, partido amplia presença no Congresso e projeta eleger 30 parlamentares em 2026O PSDB saiu da janela partidária como um dos três partidos que mais cresceram na Câmara dos Deputados, consolidando sua presença no Congresso Nacional e reforçando seu protagonismo no cenário político brasileiro.
Com o novo quadro, a federação PSDB-Cidadania passa a contar com 20 deputados federais e 3 senadores, ampliando sua capacidade de atuação legislativa e fortalecendo sua presença no Parlamento.
A bancada tucana reúne lideranças de diferentes regiões do país e passa a contar com 18 deputados federais, resultado impulsionado por novas filiações e pela ampliação de sua base política.
Para o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, o momento marca uma retomada consistente do partido. “O PSDB volta a ganhar força no Congresso, amplia sua representação e se prepara para um novo ciclo de crescimento. Estamos fortalecendo nossas bases e reunindo lideranças comprometidas com o Brasil”, afirmou.
Integram a bancada nomes como Adolfo Viana (BA), Jefferson Rodrigues (GO), Professor Alcides (GO), Juscelino Filho (MA), Aécio Neves (MG), Paulo Abi-Ackel (MG), Pastor Eurico (PE), Beto Richa (PR), Caio Viana (RJ), Juninho do Pneu (RJ), Luciano Vieira (RJ), Marcelo Queiroz (RJ), Marcos Soares (RJ), Murillo Gouvea (RJ), Ricardo Abrão (RJ), Daniel Trzeciak (RS), Toinho Andrada (TO) e Vicentinho Júnior (TO).
A federação também conta com os deputados Arnaldo Jardim (SP) e Alex Manente (SP), do Cidadania. No Senado Federal, a bancada é formada por Dra. Eudócia Caldas (AL), recém-filiada ao PSDB, além de Plínio Valério (AM) e Oriovisto Guimarães (PR).
O desempenho na janela partidária também reflete a chegada de novas lideranças com protagonismo nos estados, como os agora ex-prefeitos de capitais Tião Bocalom, de Rio Branco, e JHC, de Maceió, que passam a se dedicar às disputas eleitorais e à construção de chapas competitivas.
Com o crescimento registrado, o PSDB projeta um novo salto para as eleições de 2026. A meta do partido é eleger pelo menos 30 deputados federais, ampliando de forma significativa sua representação na Câmara.
O avanço da bancada e a expansão nacional fazem parte de uma estratégia de fortalecimento contínuo, com ampliação da base, atração de novas lideranças e maior presença política em todas as regiões do país. Nesse movimento, o PSDB reafirma seu posicionamento como uma alternativa equilibrada ao cenário de polarização, demonstrando, com organização e força política, que existe um caminho responsável e viável para o Brasil.