Em Macapá, Alckmin promete trabalhar para universalizar água tratada e esgoto
Em visita a capital do Amapá, o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, fez o compromisso de trabalhar pela universalização de água tratada e esgoto. Macapá é um dos municípios que atendem menos da metade da população com água tratada (39,40%), de acordo com o levantamento do Trata Brasil.
“Na região Norte é onde temos os menores indicadores de saneamento básico. E saneamento básico é saúde. Então, a primeira tarefa é universalizar a água tratada, a água de qualidade. E a outra é coleta de esgoto. Tirar esgoto de perto das casas. E depois também o tratamento de esgoto.”, garantiu Alckmin.
Em coletiva de imprensa, o presidenciável tucano contou que pretende investir a tributação do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) em saneamento básico.
“O que nós vamos fazer: hoje o governo federal tributa água e esgoto. Nós vamos pegar esse dinheiro que é tributado e reverter em investimento. O governo federal não tem empresa de saneamento, quem tem são os estados e prefeituras. Nós vamos apoiar os estados e o prefeituras para a gente mais rapidamente trazer para as periferias das cidades, e das menores também, água tratada e esgoto sanitário.”, detalhou.
Outra proposta de Geraldo Alckmin é a promoção da regularização fundiária e investimentos em moradias para a população. Para ele, ação vai gerar empregos e levar qualidade de vida à população.
“A outra é urbanização e moradia. As cidades têm problema de regularização fundiária. Nós vamos dar o documento. Ajudar a regularizar a questão fundiária. E é investir em moradia porque é emprego na veia. Cada apartamento, cada casa que faz são três empregos diretos e indiretos.”, disse o tucano.