PSDB Mulher discute estratégias para maior participação feminina nas eleições municipais

Imprensa - 17/08/2016

SolangeJurema_Convencao_PSDB_Mulher_OrlandoBrito_6O PSDB Mulher realizou nesta quarta-feira (17) reunião da Executiva Nacional e das presidentes dos Secretariados Estaduais do PSDB-Mulher para discutir estratégias que aumentem a participação feminina nas eleições municipais deste ano. As propostas foram apresentadas ao presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, com o objetivo de fortalecer a participação feminina nas disputas eleitorais.

Há 9 anos como tucana, a presidente da Juventude do PSDB de Goiás, Ava Santiago, aponta a importância da reunião para os municípios brasileiros.

“Essa reunião é fundamental para que nós mulheres tenhamos essa compreensão de que não existe nenhum espaço de decisão que não nos compete. Eu acho essa eleição fundamental para que a gente comece a ver o ethos da política para além da pirotecnia econômica que dominava a cena eleitoral até então. As mulheres têm o que mostrar nessas campanhas, e elas independem de fazer pirotecnia porque tem substância, porque tem capacidade de apresentar campanhas com consistência”, afirmou.

A vereadora e candidata a reeleição Dra. Cristina (PSDB-GO) aponta a diferença política de mulheres na capital do estado de Goiás. Para ela, a participação feminina ajuda a equilibrar decisões importantes, tornando o processo mais saudável e igualitário.

“A política é absolutamente masculinizada. Eu sou vereadora no município de Goiânia, que é a capital do estado de Goiás. Nós temos 35 cadeiras e somente 4 são ocupadas por mulheres. Isso também é o reflexo de todo o país. Isso gera conflito de decisão. Eu costumo dizer muito nas minhas palestras: para gerar uma vida nós precisamos de homem e mulher. Para gerar uma vida política, saudável, equilibrada, nós também precisamos dessa conjunção. Então, é fundamental a participação da mulher na política.”

X
17/08/2016