PSDB-Mulher: prefeitas falam sobre dificuldades da gestão em tempos de pandemia

Notícias - 05/08/2020

A Plataforma Digital do PSDB-Mulher 2020 foi palco, nesta terça-feira (04/08) de mais um grande debate: “Fala Prefeita: As vivências e os Ensinamentos de Quem Conhece o Cargo”. Este é mais um dos painéis do PSDB Brasileiras/PSDB-Mulher. Mediado pela coordenadora do segmento na Região Nordeste, Iraê Lucena, o painel contou com a participação das prefeitas tucanas Cinthia Ribeiro, de Palmas; Paula Mascarenhas, de Pelotas; e Raquel Lyra, de Caruaru.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR

Cinthia Ribeiro destacou os desafios atuais que a pandemia da Covid-19 trouxe para ,os gestores públicos e para as mulheres que pretendem se candidatar nas eleições municipais deste ano.

“Este é um momento de tantas incertezas. Nem de longe imaginávamos – nem como cidadãs, nem como gestoras, nem no comando das nossas cidades, ou do país, ou de outras nações – viver um momento diferente como esse. (…) Houve mudança no calendário eleitoral. Estamos nos preparando de uma forma totalmente diferente. Em momentos de crise sanitária e tantas outras, a posição de um líder é extremamente valiosa”, afirmou, reiterando o seu desejo de que os entes federados, ou seja, a União, os Estados, o DF e os Municípios trabalhassem em conjunto no enfrentamento das consequências do coronavírus.

A prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, que já foi professora universitária, se tornou em 2017 a primeira mulher eleita no comando do executivo municipal da cidade.“Me sinto muito orgulhosa de estar em um partido que dá esse espaço para as mulheres e têm pessoas com qualificação. Vamos abrindo ainda mais espaço mostrando que a política também é lugar de mulher. Mostramos como se faz gestão pública, com estilo e com o nosso jeito feminino de governar”.

Paula afirmou que jamais, num final de mandato, imaginou que seria confrotada com uma pandemia. “É um momento difícil para a humanidade. Ninguém poderia imaginar, é um desafio imenso. Gestores públicos e gerações de políticos não tiveram a oportunidade de lidar com algo inédito, que exige demais de nós. Não temos como fugir da responsabilidade.”

A prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra, refletiu sobre o desafio que a mulher passa para ocupar espaços de poder, e disputar mandatos eletivos. “Sair do espaço doméstico e da convivência comunitária e conseguir disputar eleições é desafiador. Vamos viver um processo eleitoral por conta das regras e da previsão constitucional, mas será um processo muito diferente”.

De acordo com Raquel, a dificuldade já parte desde o início da decisão da mulher em se dispor a ser pré-candidata. “Primeiro, só de colocar o seu nome para ser candidata, ocupar o espaço e ser respeitada pelo espaço de liderança que você tem. Existe um estranhamento muito forte, por que mulher faz as coisas de uma forma diferente: nós enxergamos o todo e também o detalhe. Daí a importância de termos mais mulheres ocupando espaços políticos”.

Conheça a Plataforma Digital do PSDB-Mulher em http://www.plataformapsdbmulher2020.com.br/

 

 


X
05/08/2020