PSDB-Mulher realiza encontros para pré-candidatas no Rio Grande do Norte e na Paraíba; objetivo é fortalecer participação feminina na política

Notícias - 24/10/2019

Com o objetivo de fortalecer a participação feminina nas eleições, o PSDB Mulher do Rio Grande do Norte realiza, nesta sexta-feira (25/10), um grande encontro estadual, com a presença da presidente nacional do Segmento, ex-governadora Yeda Crusius (RS).

“Nosso objetivo é contribuir para a qualificação das mulheres que têm interesse em participar de alguma forma da política. Estamos a menos de um ano das próximas eleições municipais, e o PSDB tem a preocupação em atrair mais mulheres para a política, como forma inclusive de amplificar o debate sobre assuntos de importância para a sociedade atual”, disse a presidente estadual do PSDB-Mulher, ex-deputada Larissa Rosado.

Larissa Rosado, presidente do PSDB-Mulher do RN

Segundo ela, o foco do partido é buscar bons nomes para compor chapas no processo eleitoral de 2020. “O PSDB não pensa apenas em cumprir uma cota, como manda a legislação. É muito mais do que isso. Nosso trabalho é atrair mulheres que desejem se dedicar a política e, de alguma forma, contribuir com a sua cidade ou o nosso Estado”, completou.

Iraê Lucena e Yeda Crusius

O encontro acontece a partir das 14h, no auditório da Assembleia Legislativa. A presidente nacional Yeda Crusius fará a abertura do evento junto com a coordenadora regional do PSDB Mulher no Nordeste, Iraê Lucena. As tucanas do Rio Grande do Norte também farão o curso “Uso de Redes Sociais e Campanha Eleitoral”, sob o comando da jornalista Anna Ruth Dantas.

O encontro será aberto ao público e as simpatizantes do PSDB, inclusive para as mulheres que trabalham como assessoras de mandatos políticos.

Judite Botafogo, prefeita de Lagoa do Carro

Paraíba
Em João Pessoa, o encontro das pré-candidatas do PSDB na Paraíba será no domingo (27/10). Yeda Crusius e a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo, vão falar sobre a participação feminina na política e as dificuldades encontradas para que as mulheres consigam disputar e exercer cargos públicos.

A prefeita de Alagoinha e presidente do PSDB-Mulher da Paraíba, Maria Rodrigues, avalia que o encontro será importante para reafirmar o compromisso do partido com as candidaturas das mulheres em todos os 223 municípios do estado.

Maria Rodrigues, prefeita de Alagoinha e presidente do PSDB-Mulher na Paraíba

“Vamos discutir o fortalecimento das candidaturas femininas e é importante que todas as filiadas estejam presentes. O objetivo do partido é lançar o máximo de candidaturas de mulheres e estamos trabalhando nesse sentido”, diz Maria Rodrigues. Em João Pessoa, o encontro acontece no acontece no Hardman Praia Hotel, em Manaíra, a partir das 13h.

O deputado federal e presidente estadual do PSDB, Pedro Cunha Lima, destacou o trabalho realizado pelo PSDB-Mulher e reafirmou a importância estimular a participação das mulheres na disputa eleitoral, como forma de combater a desigualdade que ainda existe.

Na Paraíba, atualmente, das 223 prefeituras, apenas em 40 existe uma mulher à frente da gestão, o que representa 18% do total. Na Assembleia Legislativa, o percentual da participação feminina é ainda menor, com apenas 13,8% das 36 vagas.

(*) Com informações das assessorias do PSDB-RN e do PSDB-PB


X
24/10/2019