PSDB pode eleger 13 senadores nas eleições deste ano

Notícias - 05/10/2018

Em mais uma demonstração de força e liderança, o PSDB chega nas eleições deste ano com 22 candidatos ao Senado Federal. Desse total, oito vêm registrando ótimos resultados nas pesquisas e têm chances altíssimas de serem eleitos neste domingo (7). Outros cinco tucanos também seguem com boas chances na disputa. Atualmente com 12 senadores em exercício, o partido, que possui a segunda maior bancada entre as 35 siglas que representam a Casa, pretende aumentar ainda mais esse número no pleito eleitoral.

Com 40% das intenções de voto, o senador Cássio Cunha Lima aparece em primeiro lugar na busca pela reeleição na Paraíba. Também liderando as pesquisas, o ex-governador Marconi Perillo se destaca na primeira posição para o Senado em Goiás, com 29% do eleitorado a seu favor.

No Espírito Santo, o senador Ricardo Ferraço segue firme na busca pela reeleição ocupando a segunda posição com 42% das intenções de voto. Com 37% do apoio do eleitorado, o tucano Rodrigo Cunha aparece também em segundo lugar na disputa por uma vaga pelo estado de Alagoas.

No Distrito Federal, o candidato Izalci Lucas busca sua primeira eleição para a Casa e já registra 22% das intenções de voto, ocupando a segunda colocação. Com 17% do eleitorado a seu favor, o ex-governador Beto Richa aparece na segunda posição representando o estado do Paraná.

Os tucanos Nilson Leitão e Flexa Ribeiro também estão no segundo lugar, com 16% das intenções de voto, nos estados de Mato Grosso e Pará, respectivamente.

Entre as mulheres, a candidata Mara Gabrilli segue firme nas pesquisas representando o estado de São Paulo. Muito perto de ser eleita, Mara ocupa a segunda posição com 17% das intenções de voto.

Além deles, outros cinco tucanos também seguem com boas chances de se eleger. Em Santa Catarina, o senador Paulo Bauer ocupa a terceira posição na disputa com 25% das intenções de voto.

Representando respectivamente o Rio Grande do Norte e o Amazonas, Geraldo Melo e Plínio Valério estão com percentuais iguais. Os dois seguem na quarta posição, com 20% do apoio do eleitorado.

Em São Paulo, Ricardo Tripoli aparece na quinta colocação, empatado tecnicamente com o segundo lugar, com 13% dos votos. Já na Bahia, com 14% das intenções de voto, Jutahy Magalhães aparece na quarta posição.

Entenda

O Senado é composto por representantes dos estados da União. A cada quatro ou oito anos, um estado elege um ou dois senadores. Sendo assim, em uma eleição é escolhido um terço dos senadores e na eleição seguintes, dois terços das cadeiras (que são 81, no total). Quando apenas um deles deve ser eleito, usa-se o critério da maioria absoluta.

Contudo, no caso da renovação dupla da Casa, como ocorre este ano, o Sistema Eleitoral Brasileiro prevê o uso da chamada maioria relativa, já que as eleições são computadas de forma independente em cada estado, sem comparar em números absolutos a quantidade de votos dos candidatos.

Reportagem Clarissa Lemgruber

X
05/10/2018