PSDB reage e Almir fica no Partido
PSDB REAGE E ALMIR FICA NO PARTIDO
O governo do Presidente Fernando Henrique é uma coligação partidária de cinco agremiações, que é fundamental para garantir a governabilidade do País. O PSDB, em diversas ocasiões, já abriu mão de interesses locais, regionais e partidários em prol dessa coligação ou de um ou outro partido. E certamente, no futuro, repetirá esse gesto, porque o interesse do País está acima de facções ou partidos.
Mas essa convivência – aberta, democrática e clara, como vem sendo conduzida pelo Presidente Fernando Henrique – não pode, em hipótese alguma, prejudicar projetos de desenvolvimento de administrações tucanas que traduzem o interesse público.
E esse foi o caso da recente nomeação de um novo superintendente da Companhia de Docas do Pará – um cargo vital na estrutura administrativa federal no Estado porque administra 10 portos e 4 hidrovias essenciais para o desenvolvimento do Estado.
Mais do que um cargo, a substituição do superintendente representaria uma fissura irreparável nas relações entre a administração federal e a do governador Almir Gabriel.
E o PSDB jamais abrirá mão de líderes como Almir Gabriel, fundador e um dos nossos melhores quadros. Jamais permitirá que ações de aliados partidários ponham em risco projetos de administrações tucanas que vêm dando certo, como a do Governador Almir Gabriel, vitorioso nas três últimas eleições. Fazemos concessões mas não cedemos a chantagens. Sabemos distinguir o interesse público de mesquinharias.
A Comissão Executiva Nacional do Partido reagiu e não aceitou o pedido de desligamento do Governador Almir Gabriel do PSDB. A direção nacional, ministros tucanos e líderes no Congresso Nacional criaram condições para que, depois de conversar com o presidente Fernando Henrique, o Governador paraense decidisse ficar no PSDB.
A unidade, a solidariedade e a mobilização dos principais líderes do PSDB em apoio ao governador Almir Gabriel sensibilizaram o Presidente Fernando Henrique, que suspendeu a nova nomeação para a direção da Companhia de Docas do Pará.
O Presidente Teotonio Vilela Filho, o Secretário-Geral Márcio Fortes, os Ministros Pimenta da Veiga e Paulo Renato, os Líderes Sérgio Machado e Aécio Neves, os Governadores, especialmente Mário Covas e Tasso Jereissati que ficaram todo o dia em Brasília, trabalharam em conjunto e em total sintonia para garantir a presença de Almir Gabriel no Partido.
Essa ação harmoniosa, a figura emblemática de Almir Gabriel e a compreensão do Presidente Fernando Henrique demonstraram, mais uma vez, que a direção nacional do PSDB preserva os princípios programáticos tucanos e luta pela defesa de suas administrações que estão mudando os rumos de vários estados, municípios e do País.