PSDB repudia ameaças de ruptura institucional e reafirma defesa da democracia

Notícias - 27/02/2020

O PSDB repudiou a convocação de manifestações contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) feita em vídeo pelo presidente Jair Bolsonaro. Em nota, o partido também reafirmou seu compromisso, acima de tudo, com a democracia.

Em todos os momentos de ameaça de ruptura às instituições, não importa de quem venha, o PSDB está no mesmo lugar: na defesa intransigente da democracia. É o que fazemos nesse momento”, diz o texto divulgado nas redes sociais tucanas.

O ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, também reagiu à convocação. Para ele, o país pode estar diante de uma crise institucional de consequências gravíssimas. “Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto se tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo”, disse.

“O Brasil lutou muito para resgatar sua democracia. Devemos repudiar com veemência qualquer ato que desrespeite as instituições e os pilares democráticos do país. Lamentável o apoio do Presidente Jair Bolsonaro a uma manifestação contra o Congresso Nacional”, reforçou o governador João Doria.

Diálogo
O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), divulgou nota em nome da bancada, afirmando que a democracia se faz com a preservação das instituições, dos Poderes autônomos e da liberdade. Segundo a nota, o compartilhamento de vídeo conclamando para manifestação contra o Congresso Nacional, mesmo que em grupo de amigos, como alega o presidente, em nada contribui para a discussão das reformas administrativa e tributária, cruciais para o Brasil.

“O momento é de diálogo entre os Poderes e não de ações que tumultuam o ambiente político. Aprovamos a reforma da Previdência num clima de equilíbrio e de bom senso, que deve ser o mesmo a nortear os próximos passos da relação do Governo com o Congresso”, afirmou.

Temas relacionados:

X
27/02/2020