Quase metade dos professores no Brasil não tem formação na área que atuam
Quase metade dos professores da rede pública brasileira dão aulas sobre disciplinas nas quais não são formados. O levantamento feito com base no Censo Escolar de 2015 pelo movimento ‘Todos pela Educação’ aponta que a maior lacuna está em física para os alunos do Ensino Médio. Dos quase 28 mil professores que lecionam a matéria, um pouco mais de 19 mil não tem formação na área. Química também é outra área carente de professores com especialização. Apenas 53,8% dos mestres do Ensino Médio são formados na matéria que lecionam. O deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) atribui o resultado ao descaso do governo petista, que comandou o país por 13 anos, com a educação. Para o tucano, faltou estratégia para formação de professores.
“O governo do PT não teve nenhuma preocupação atenção em relação a formação de professores. Não se preocupou em verificar quais os cursos e quais eram as demandas do mercado para investir e promover determinados cursos”, disse.
O cenário piora no Ensino Fundamental. Apenas 46% dos professores tem formação em área específica. Para mudar o diagnóstico, Izalci Lucas sugere que o governo federal incentive os futuros mestres oferecendo descontos ou gratuidade nos cursos daquelas disciplinas mais carentes de profissionais.
“Os programas de governo tem que ser voltados para resolver o problema. Está faltando professor de física você tem que abrir vagas do Fies ou Prouni para incentivar as pessoas a fazer esse curso, inclusive diminuindo os cursos ou oferecendo gratuidade, se for necessário. O governo é para resolver o problema”, destacou.
A falta de formação adequada atinge também as duas principais disciplinas para formação dos estudantes, matemática e português. Em matemática, 51,3% dos professores não tem a formação específica para lecionar a disciplina. Em língua portuguesa, 42% não tem licenciatura em português.