Queda nos preços dos combustíveis tem “efeito multiplicador” na economia brasileira, destaca Vecci
A redução dos valores do diesel e da gasolina nas refinarias, resultado da nova política de preços anunciada pela Petrobras na última sexta-feira (14), pode gerar diversos impactos positivos na economia do país. De acordo com estimativas da estatal, os novos preços dos combustíveis nas refinarias podem fazer com que o custo para o consumidor seja reduzido em R$ 0,05 por litro, tanto no caso da gasolina quanto do diesel. A estatal reduziu, nas refinarias, em 2,7% o preço do diesel e em 3,2% o da gasolina.
Segundo matéria do jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, veiculada nesta segunda-feira (17), a queda nos preços pode produzir uma reação em cadeia na economia. Para o economista André Braz, ouvido pelo jornal, os novos preços do diesel, principal combustível usado em veículos que transportam produtos nas estradas brasileiras, podem reduzir os preços finais de vários produtos, como alimentos e bens duráveis.
O deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB-GO), que também é economista, acredita que os preços mais baixos dos combustíveis têm um efeito multiplicador na economia do país. Para o tucano, a medida tem a capacidade de reduzir a inflação, além de ser benéfica para as famílias brasileiras em razão do possível barateamento de produtos básicos às famílias.
“Qualquer redução de preços que tenha efeito multiplicador em outros setores, como é o caso do combustível, é salutar para esse momento que nós enfrentamos no Brasil. Porque isso [redução dos preços dos combustíveis] não é uma sazonalidade, é uma nova política que se estabelece, para nós termos preços compatíveis com nível internacional. Isso traz benefícios para a nossa economia”, destacou o parlamentar.
O tucano ainda ressaltou que não só os novos preços do diesel e da gasolina, como também outras ações implementadas pelo governo do presidente Michel Temer para a área econômica, devem gerar efeitos positivos ao país.
“Isso [nova política de preços dos combustíveis] se soma a algumas medidas positivas que o país está tendo. A questão de contenção de gastos, tudo isso possibilita a redução da inflação e, consequentemente, a redução da taxa de juros, a melhoria das contas públicas, a possibilidade de o país entrar no eixo. Todas essas medidas de redução de inflação, ou de aumento de produtividade, ou de ganho da exportação, ou de melhor condição da produção agrícola, todas essas questões são positivas”, concluiu Vecci.
A reportagem do Bom Dia Brasil também destaca que, a partir de agora, os preços dos combustíveis serão definidos pela Petrobras de acordo com o mercado internacional.
Clique aqui para ver a matéria do Bom Dia Brasil.