Recifenses vão às ruas e defendem a Lava Jato, prisão de Lula e afastamento de Dilma
Os brasileiros voltaram às ruas neste domingo (31) para cobrar a aprovação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Os manifestantes também pediram a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que se tornou réu esta semana por obstrução da Justiça –, a aprovação do projeto das dez medidas contra a corrupção que tramita no Congresso, além de defenderem a Operação Lava Jato e o juiz Sérgio Moro.
No Recife, a manifestação tomou conta da avenida Boa Viagem, Zona Sul da capital, e ponto tradicional de mobilizações dos recifenses. O PSDB de Pernambuco marcou presença com o candidato a prefeito do Recife, Daniel Coelho, e a presidente do PSDB Mulher-PE, Terezinha Nunes, que este ano disputa uma vaga à Câmara Municipal.
A estimativa de público no Recife não foi divulgada nem pelos organizadores nem pela PM-PE, mas os participantes reconheceram um público menor, em relação às manifestações anteriores, o que na avaliação do deputado federal Daniel Coelho reflete a certeza por parte da população do afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff. “É fato consolidado e a população já percebeu isso”, observou.
Nas manifestações do Recife, a defesa da continuidade das investigações da Operação Lava Jato, a prisão de políticos corruptos como o ex-presidente Lula e a confirmação do impeachment de Dilma foram os pontos principais da pauta de reivindicações dos participantes.
Reportagem publicada neste domingo (31) pelo jornal O Globo revela que nem mesmo o PT acredita mais no retorno da petista ao Palácio do Planalto. Até mesmo o discurso de “golpe” vem perdendo força às vésperas da votação do impeachment no Senado, cujo julgamento final deve ser iniciado no próximo dia 29.
* Do PSDB-PE