Renan antecipa votação do impeachment no Senado

Imprensa - 03/08/2016

ABr090513PZB_9399 (1)Brasília (DF) – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira (2) que o julgamento final do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff deve começar em 25 ou 26 de agosto, e não mais no dia 29, como anunciado anteriormente pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O peemedebista disse que irá trabalhar para que a conclusão do processo ocorra até o fim do mês. As informações são do jornal Folha de S. Paulo desta quarta (3).

“O julgamento começará, já foi dito, reafirmado, na nota do presidente Lewandowski, começará no dia 25, 26. E, com certeza, nós temos como concluir isso antes do final do mês. Eu vou trabalhar para que isso, efetivamente, aconteça. Se for necessário [o Senado] vai trabalhar sábado e domingo. O julgamento pode demorar cinco dias”, disse Renan.

Segundo a reportagem, o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, disse que não se opõe à antecipação da data do início do julgamento, mas declarou que não pretende realizar sessões no fim de semana. Na avaliação dele, isso daria ao caso a dimensão de “espetáculo”. Assim, o entendimento que deve prevalecer é o de começar o julgamento no plenário dia 25 ou 26 (sem sessões no fim de semana de 27 e 28), com os trabalhados sendo retomados nos dias 29, 30 e 31.

De acordo com o jornal, a realização de sessões no fim de semana se tornou um assunto muito questionado. Renan afirmou hoje que, se preciso, as testemunhas de acusação e defesa, inclusive Dilma, seriam ouvidas até no sábado e no domingo.

Regras

Lewandowski se reunirá nesta quinta (4) com líderes no Senado para estabelecer regras de procedimento na sessão de julgamento no plenário. A oposição protestou contra a atuação de Renan para antecipar o julgamento. O senador Lindbergh Faria (PT-RJ) ressaltou que não aceita a data do dia 25. Na reunião de amanhã, ele deve propor que a sessão inicial seja no dia 29.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Temas relacionados:

X
03/08/2016