Revolução Constitucionalista é destaque na História do Brasil

O presidente nacional do Instituto Teotonio Vilela, José Aníbal, destacou, nas redes sociais, a importância das celebrações pelos 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. O movimento armado foi organizado pelos estados de São Paulo e Minas Gerais em favor da realização da Assembleia Constituinte. Foram quase três meses de batalhas sangrentas.
“O dia 9 de julho é a data cívica mais importante do Estado de São Paulo e feriado estadual”, destacou José Aníbal. “Os paulistas foram derrotados militarmente, mas politicamente venceram: em 1933 foi eleita uma nova Assembleia Constituinte e, no ano seguinte, a nova Constituição foi promulgada.”
O tucano detalhou o significado do movimento que marca um dos períodos mais relevantes da história do Brasil. “A Revolução de 32 foi um movimento armado do Estado de São Paulo para depor o governo provisório de Getúlio Vargas”, disse ele.
Em seguida, José Aníbal acrescentou que: “O objetivo do levante era devolver a autonomia ao Estado e promulgar uma nova Constituição, já que a República Velha de 1891 havia sido derrubada”.
(*) Presidente nacional do ITV, foi deputado federal, senador e presidente nacional do PSDB.