Rio Grande do Sul amplia investimentos em inovação

Notícias - 17/08/2021

No mês em que o programa Inova RS completa dois anos, o governo gaúcho lançou novo edital para investir R$ 4 milhões em projetos estratégicos fundamentados em critérios de especialização inteligente e alinhados às competências produtivas dos Ecossistemas Regionais de Inovação (ERI) do Rio Grande do Sul.

“Estamos cumprindo esse dever importante de, com transparência, apresentar esse edital do Inova RS, que constitui grande investimento que o Estado está buscando promover para direcionar nossa economia para a inovação, capaz de gerar empregos de acordo com as vocações de cada uma das regiões. Respeitando o que já havia sido feito em governos anteriores, criamos um programa em 2019 que dá suporte para a articulação regional, o primeiro passo para que a inovação seja construída”, destacou o governador Eduardo Leite.

(Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)

O certame busca propostas de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) gaúchas em parceria com empresas, entidades da sociedade, serviços autônomos e órgãos do poder público que demonstrem interesse em executar projetos de inovação voltados ao desenvolvimento regional.

O segundo edital do Inova RS apoiará projetos nos quais essa articulação entre poder público, iniciativa privada, academia e sociedade, em âmbito regional, tenha identificado como aqueles que melhor vão se conectar ao que é capaz de gerar transformação econômica nas regiões. De acordo com o governador, o Inova RS pertence à estratégia de inovação do Estado, associado a outros recursos e outros editais, como o Startup Lab, já publicado, e outros que ainda serão lançados.

Os projetos devem levar em consideração as visões de futuro próprias de cada ecossistema regional de inovação do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra e Hortênsias. As propostas devem, ainda, evidenciar a aplicação de pelo menos uma das tecnologias portadoras de futuro (TPF) priorizadas pelo programa Inova RS.

O prazo para a submissão das propostas será de 45 dias contados da publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE). O prazo para a execução dos projetos é de 18 meses.


X
17/08/2021