Rocha critica discurso feito por Dilma em palestra nos EUA

Em uma palestra na Universidade George Washington, na capital norte-americana, nesta terça-feira (18), a ex-presidente Dilma Rousseff voltou a criticar o trabalho feito pelo Judiciário no Brasil, afirmando que “medidas de exceção” tomadas por alguns juízes e baseadas em interpretações “extremamente questionáveis” vêm ameaçando a democracia no país. As informações são de matéria publicada pela Veja.
A petista também utilizou o evento para afirmar novamente que foi vítima de um golpe e que não cometeu crime de responsabilidade. A defesa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também fez parte do discurso de Dilma. Ela afirmou que seu antecessor na presidência da República vem sendo alvo da mais “violenta” e “sistemática” campanha de destruição de reputações do Brasil.
Para o deputado federal Rocha (PSDB-AC), as declarações de Dilma nos Estados Unidos, a exemplo de outras manifestações feitas em solo estrangeiro, são um desserviço ao Brasil, já que condenam justamente as instituições que vêm fazendo seu trabalho com isenção. Na avaliação do tucano, a fala da petista comprova sua falta de argumentos para se defender das acusações.
“A falta de elementos para a defesa fez com que ela tentasse colocar em xeque as instituições que estão trabalhando: o Congresso, com todas as dificuldades, o Ministério Público, o Judiciário”, disse Rocha. “Na falta de argumentos para fazer uma defesa consistente, com elementos sólidos, ela passa a desacreditar o Judiciário brasileiro. Se de fato é verdade que sempre existiu corrupção, é verdade também que o PT a sistematizou, e tinha na pessoa do Lula o principal chefe dessa quadrilha toda”, argumentou.
Em Washington, Dilma ainda defendeu que a origem da crise que o Brasil enfrenta é política, e não econômica, em referência a uma suposta instabilidade que o processo de impeachment teria trazido ao país. Para Rocha, a fala da petista é uma tentativa de transferir para os outros a responsabilidade pelos inúmeros erros cometidos pelo PT.
“A crise que nós vivemos existe por conta da incompetência e da corrupção que se generalizou nesses últimos 13 anos. O que nós vimos no BNDES, na Petrobras, nos fundos de pensão, não aconteceu por obra divina. Foi pela má gestão aliada à corrupção”, concluiu o parlamentar.
Clique aqui para ler a matéria da revista Veja sobre a palestra de Dilma.