Saúde é a principal preocupação de eleitores brasileiros, diz Ibope
A saúde é apontada pelos eleitores brasileiros como um “problema crônico” desde a década de 80. É o que aponta pesquisa divulgada pelo Instituto Ibope Inteligência, nesta sexta (26) pelo jornal O Globo. Segundo o levantamento, a área novamente foi eleita como a principal preocupação dos eleitores em 19 capitais do país.
O Ibope afirma que, em pelo menos seis capitais – Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Velho, Macapá e Aracaju –, a saúde é considerada “um problema crônico” e a distância para o segundo pior setor avaliado no país, a segurança, chega a mais de 30%. São os casos, por exemplo, do Rio e de São Paulo, onde a saúde é citada por 54% dos entrevistados como maior problema nos municípios. Em segundo lugar, vem a segurança, com apenas 9% e 15%, o que demonstra uma grande diferença entre os dois setores.
No entanto, o problema na gestão da saúde se intensifica no interior do país. A maioria das cidades brasileiras têm enfrentado crises no setor, principalmente com a redução de repasses federais nos últimos anos do governo da presidente afastada Dilma Rousseff.
Para o candidato a prefeito de Anápolis, o deputado estadual Carlos Antonio (PSDB-GO), a situação da saúde pública no governo petista também foi agravada pela descontinuidade das ações diante da “dança das cadeiras” de ministros na pasta. “Cada um quis usar uma metodologia de trabalho, priorizou uma coisa diferente da outra e a falta de continuidade nas ações contribuiu para esse momento caótico”, disse o tucano, citando ainda a falta de estrutura aos programas médicos voltados às famílias, de investimentos nas estruturas físicas dos hospitais e de contratação de médicos.
Segundo o candidato, assim como nas 19 capitais, a área da saúde também é deficiente em Anápolis. Se eleito, Carlos Antonio pretende construir novas estruturas físicas e fortalecer os programas voltados à população. “Aqui existe uma situação crítica em especialidades médicas e vamos construir dois Ambulatórios de Medicina Especializados. A melhoria no atendimento à saúde só tem uma solução: contratação de mais médicos, com melhores condições de trabalho e estruturas adequadas”, destacou o tucano, que defende ainda o aumento do repasse de recursos públicos federais aos municípios.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.