“Senado precisa concluir logo o impeachment para o bem do país”, defende Betinho Gomes
A comissão especial do impeachment, que já está reunida na manhã desta quinta-feira (4/8), deve aprovar por ampla maioria o relatório final do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorável ao julgamento da presidente afastada, Dilma Rousseff.
Após a votação, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, se reunirá com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e de líderes partidários, informa O Globo.
Lewandowski presidirá a sessão da próxima terça-feira (9/8), em que o plenário votará o relatório que deve ser aprovado hoje na comissão. Após a votação em plenário, o presidente do STF anunciará a data de início do julgamento final de Dilma, previsto para a partir do dia 25.
Em seu parecer, o senador Anastasia atesta que Dilma deve ser julgada porque promoveu um “atentado à Constituição” e um “vale-tudo orçamentário e fiscal”. A votação do relatório será eletrônica por meio de um painel e deve durar três horas.
“É necessário resolver logo isso. O país não pode ficar nessa indefinição, com uma presidência interina, isso é muito ruim. A Dilma não tem mais condições de voltar. Seria outro problema grave remontar um outro governo. O Senado tem de concluir esse julgamento para o bem do país. Há hoje uma pauta do governo Temer na Câmara que está sendo discutida com maturidade e sem açodamento. Hoje há mais tranquilidade para a Casa tomar as posições que precisa. Tudo está sendo fruto de muita negociação, mas hoje há diálogo na Câmara, o que facilitará o avanço do processo”, acredita o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE).
*Do PSDB-PE