Senador Aloysio Nunes é indicado para o Ministério das Relações Exteriores

Notícias - 02/03/2017

Brasília (DF) – O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foi indicado nesta quinta-feira (2) pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A posse acontecerá na próxima terça-feira (07), junto com a do novo ministro da Justiça, Osmar Serraglio. O tucano assume a pasta após a saída do senador José Serra (PSDB-SP), que deixou o cargo por razões médicas.

Lideranças do PSDB comemoraram a indicação de Aloysio para o Itamaraty. Em nota, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, destacou que o partido se sente honrado pela escolha do tucano ao cargo e exaltou a trajetória de Aloysio Nunes na vida pública.

“O PSDB se sente honrado com a decisão do presidente Michel Temer de indicar um nome do partido para suceder o ex-ministro José Serra no Ministério das Relações Exteriores e felicita o senador Aloysio Nunes por aceitar mais este desafio em sua reconhecida trajetória. Presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado, Aloysio Nunes tem amplo conhecimento da área, e é um dos mais respeitados homens públicos do país”, disse.

Aécio desejou sorte ao novo chanceler, e lembrou que Aloysio Nunes recebe das mãos de José Serra uma pasta que revolucionou os rumos da política externa brasileira.

“Desejamos sorte ao novo chanceler no cumprimento de sua nova e fundamental missão. Registramos ainda nosso reconhecimento aos extraordinários avanços que o senador José Serra conseguiu implementar na pasta, lamentando mas compreendendo as razões que o fizeram deixar o Itamaraty”, acrescentou o senador.

Líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC) celebrou em suas redes sociais a indicação de Aloysio Nunes para o MRE. “O senador Aloysio Nunes Ferreira reúne todas as qualidades para fazer um excelente trabalho à frente do Ministério das Relações Exteriores. Uma escolha acertada do presidente Michel Temer”, afirmou em sua página no Facebook.

Já o líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), reiterou a vasta experiência de Aloysio Nunes na área de Relações Exteriores.

“Com vasta experiência, o senador Aloysio Nunes Ferreira é uma excelente escolha para ocupar o Itamaraty. Mais recentemente, presidiu a Comissão de Relações Exteriores do Senado, quando se aproximou ainda mais dos assuntos relativos à função que passará a desempenhar, certamente com o mesmo empenho e competência que sempre demonstrou em sua vida pública”, constatou Tripoli.

Vice-governador de São Paulo de 1991 a 1994, Aloysio Nunes Ferreira foi deputado federal por três mandatos, e ocupa uma cadeira no Senado Federal desde 2011. Foi líder do PSDB no Senado de 2013 a 2015. Em 2015, assumiu a presidência da Comissão de Relações Exteriores da Casa e foi eleito vice-presidente do PSDB nacional.


X
02/03/2017