Seppir discute políticas de igualdade racial em Campinas
Brasília (DF) – Com o objetivo de discutir a inclusão de Campinas (SP) em projetos do governo federal voltados à população negra, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), sob a gestão de Juvenal Araújo (PSDB), organizou uma comitiva, composta por representantes do Ministério da Educação (MEC), membros do governo de São Paulo e entidades locais, para ir até a cidade paulista, na última sexta-feira (18).
Após reunião com a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania, Eliane Jocelaine Pereira, a delegação conheceu o sistema de cotas aprovado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O secretário também foi convidado a participar da Conferência Municipal da Igualdade Racial, marcada para o dia 1º de setembro.
Para Juvenal Araújo, a participação da população negra no desenvolvimento de políticas públicas voltadas a ela é fundamental, assim como o incentivo ao engajamento social que pode inspirar crianças e jovens a lutar pelos seus direitos. É esse o principal propósito do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), que organiza e articula a implementação de políticas, garantindo à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, além do combate à discriminação e demais formas de intolerância.
“É importante que Campinas esteja presente no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e no Juventude Viva, plano voltado para redução da vulnerabilidade de jovens negros. Nós nos colocamos à disposição para ajudar o município, para que possa fazer parte dessa estrutura e ter acesso aos mecanismos de políticas públicas de igualdade racial”, reforçou o secretário.
O tucano explicou que é por meio da adesão de estados e municípios ao Sinapir que são fortalecidos os processos de criação de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial no país. Por isso, Juvenal comemorou a adesão do estado de São Paulo ao sistema, assinada pelo governador Geraldo Alckmin na última sexta-feira.
“Depois de 14 anos de Seppir, e após quatro anos de Sinapir, a adesão do estado mais populoso do país é um marco para a nossa gestão, e também para todos que lutam pela igualdade racial em São Paulo e em todo o país”, acrescentou. Além de São Paulo, outros 33 municípios e 10 estados já integram o Sinapir.
* Com informações da Prefeitura de Campinas.