Seppir discute restauração de sítio arqueológico do ES

Notícias - 15/05/2017

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do governo federal iniciou as discussões sobre a restauração do Sítio Histórico e Arqueológico do Queimado, situado no município de Serra (ES), na grande Vitória. À frente da secretaria, Juvenal Araújo – que é presidente do Tucanafro – se reuniu com representantes do Iphan e com o deputado federal Givaldo Vieira (PT-ES) para discutir o projeto de restauração.

No encontro, foi apresentada uma reprodução histórica do local onde hoje estão situadas as ruínas da Igreja de São José do Queimado, construída em 1849, que foi ícone da “Insurreição de Queimado” – considerada um marco na história da escravidão no Brasil. Atualmente, 75% da população do Distrito de São José do Queimado é negra.

No encontro, Juvenal Araújo sugeriu que a restauração do Sítio Histórico e Arqueológico do Queimado seja levada ao Conselho de Igualdade Racial Estadual para que sejam intensificadas as articulações em prol do projeto. O secretário ainda disse que vai tentar visitar pessoalmente o local, dentro da agenda oficial da reunião interministerial que acontecerá entre os dias de 31 de maio de 01 de junho, no Espírito Santo.

Estiveram presentes na reunião, além do deputado, a representante do Iphan do Espírito Santo, Elisa Machado, a representante do Iphan nacional, Raquel Marques, além de Dalva Guterra, da Prefeitura Municipal de Serra, Lourência Riani, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Serra, e Bruna Lopes, da Seppir.

X
15/05/2017