“Será muito difícil Lula escapar dessa condenação”, avalia ex-presidente do STF Carlos Velloso
Petista foi acusado pelo MPF de ser o “comandante máximo” do esquema que permitiu a perpetuação de uma “propinocracia”
Brasília (DF) – O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso, avaliou nesta quarta-feira (14) que será muito difícil para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escapar de uma eventual condenação por seu envolvimento na Operação Lava Jato. O petista foi acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ser o “comandante máximo” do esquema de corrupção que permitiu a perpetuação de uma “propinocracia” no Brasil.
“Fazendo uma avaliação preliminar, digo que será muito difícil Lula escapar dessa condenação. Tivesse ele ainda foro privilegiado haveria dificuldade para o caso andar. Mas, com um juiz como Sergio Moro, acredito numa rápida solução. Ele terá as garantias asseguradas, mas dificilmente não será condenado”, avaliou Velloso. As informações são do blog Radar on-line, da revista Veja.
Além de Lula, a ex-primeira dama, Marisa Letícia, e outras seis pessoas também foram denunciadas, por lavagem de dinheiro, corrupção e recebimento de vantagens indevidas no caso do tríplex do Guarujá (SP).
De acordo com o procurador da República Deltan Dallagnol, Lula também teria comandado o esquema de corrupção na Petrobras, e atuado junto com a empreiteira OAS no desvio de pelo menos R$ 87,6 milhões da estatal.
“Sem o poder de decisão de Lula, esse esquema seria impossível […] Lula era o maestro dessa grande orquestra concatenada para saquear os cofres públicos”, declarou Dallagnol durante coletiva de imprensa.
Leia AQUI a nota publicada no blog Radar on-line.