Serra cresce e atinge 20%, mostra nova pesquisa

Tucano sobe 4 pontos e está em segundo, de acordo com levantamento feito pelo Vox Populi a pedido do PSDB

Notícias - 02/06/2002

Uma pesquisa Vox Populi, encomendada pelo PSDB e divulgada ontem, mostra o candidato do partido à Presidência, José Serra, em segundo lugar, com 20% das intenções de voto estimuladas, e à frente de Anthony Garotinho (PSB), com 13%. Serra teve um crescimento de 4 pontos porcentuais em relação ao último levantamento do Vox Populi; Garotinho tinha 14%. É a primeira pesquisa do instituto após a escolha da deputada Rita Camata (PMDB-ES) como vice do tucano.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança com 40%. Ciro Gomes (PPS)tem 9%, seguido de Enéas Carneiro (Prona), com 2%. Na pesquisa anterior, Lula tinha 42% e Ciro, 12%. A margem de erro, segundo o instituto, é de 2,2%. Foram entrevistadas 2.001 pessoas, entre os dias 29 e 30.

O Vox Populi tem um resultado bastante diferente da última pesquisa Sensus, divulgada no dia 27. Nela, Serra aparecia em terceiro lugar com 13,3%, atrás de Garotinho, com 16,5%.

Apesar das diferenças, para um dos coordenadores de marketing da campanha tucana, Nelson Biondi, o levantamento de ontem não trouxe novidades. “Foi a Sensus que trouxe novidades“, afirma. Na época, assessores de Serra criticaram a metodologia do Sensus.

Biondi diz que acompanha o desempenho dos candidatos por um “tracking“ diário por telefone, que estaria mostrando pouca alteração no quadro sucessório. Segundo o publicitário, uma empresa terceirizada entrevista 400 pessoas diariamente. “A curva de Ciro e Garotinho parece eletrocardiograma de morto e a de Serra varia sempre, entre 19% e 20%“, garante o marqueteiro.

Para ele, a tese de que as denúncias envolvendo o ex-diretor do Banco Brasil e ex-arrecadador de dinheiro em campanhas tucanas Ricardo Sérgio de Oliveira teriam destruído a candidatura de Serra não se concretizou. “Não colou“, diz Biondi, ressaltando que apenas uma pequena parcela da população ouviu falar do caso.

Biondi atribuiu o crescimento de Serra à exposição em comercias de TV, veiculados no final de maio. Nesse momento, opina o publicitário, as pesquisas oscilam de acordo com a exposição dos candidatos na mídia. “Vamos ver como ficará lá na frente, com o voto racional.“

No entanto, a pesquisa mostra que 55% dos entrevistados já decidiu o voto.

Outros 24% se dizem “quase decididos“.

Biondi avalia, ainda, que a escolha de Rita como vice não interferiu nos números, mas ajudou a criar uma agenda positiva para Serra.

O Vox Populi ainda questionou os entrevistados sobre um eventual segundo turno. Lula vence em todas as simulações. O petista teria 50% dos votos num confronto com Serra (36%). Contra Garotinho, Lula venceria por 52% a 30%.

Com Ciro, teria 54% contra 29%.

Procurado pelo Estado, o diretor do Vox Populi, Marcos Coimbra, não quis comentar a pesquisa, alegando estar muito ocupado.

Campanha – Ontem, Serra e Rita Camata estiveram em Vitória, para encontros com líderes políticos locais. Rita admitiu a possibilidade de seu partido chegar dividido às eleições. Mesmo assim, mostrou-se confiante sobre a aprovação de sua indicação a vice. “Não vejo tantas dificuldades. Estamos em uma fase em que quanto mais intrigas houver, mais se vende jornal.“ (Colaborou Wilson Tosta, enviado especial)

X
02/06/2002