Sílvio é eleito com mais de 59 mil votos de vantagem

Notícias - 01/11/2004

Com 204.662 votos (58,48% dos votos válidos) o médico Sílvio Mendes (PSDB), da coligação “Teresina no caminho certo“, foi eleito ontem, em 2° turno, prefeito de Teresina para o período de 2005 a 2008. Adalgisa Moraes Souza (PMDB), da coligação “Teresina com mais amor“, obteve 145.280 (41,52%) votos dos teresinenses. A diferença em favor de Sílvio Mendes foi superior a 59 mil votos.

O resultado oficial das eleições de Teresina foi divulgado pelo juiz da 1ª zona eleitoral, Ricardo Gentil Eulálio, às 8h25, na sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), mas a apuração foi concluída exatamente às 8h01. O anunciou oficial foi feito com as presenças, além da Corte do TER, do prefeito eleito Sílvio Mendes e do prefeito Firmino Filho, além de deputados e vereadores eleitos.

Ricardo Gentil ressaltou a segurança das urnas eletrônicas e a tranqüilidade em que o pleito ocorreu. A diplomação do novo prefeito deve ocorrer entre os dias 1 e 19 de dezembro, segundo informou o juiz Ricardo Gentil Eulálio, que será o responsável pelo ato. “Vamos escolher uma data que melhor se coaduna com os interesses da Justiça Eleitoral“, disse o juiz.

A maioria de 16,04% dos votos válidos em favor de Sílvio Mendes, confirmou o resultado das pesquisas eleitorais divulgadas pelos meios de comunicação de Teresina, considerando a margem de erro de cada um.

Alianças-

O prefeito eleito Sílvio Mendes, do PSDB, declarou ontem que vai propor uma aliança administrativa com o governo do PT para viabilizar obras para a cidade. Mesmo sendo adversário político dos petistas, Sílvio Mendes disse que buscará apoio do governador Wellington Dias (PT) para a conclusão de obras importantes, como o Pronto-Socorro de Teresina, e a implantação da Guarda Municipal, iniciando o processo de municipalização da segurança pública.

“Vou querer ampliar a relação pessoal que tenho com o governador Wellington Dias, ampliar, inclusive, para a área administrativa. Quero fazer uma aliança administrativa com o PT“, afirmou Sílvio Mendes. “Espero que as diferenças políticas e partidárias entre o PT e o PSDB não sejam maiores que o respeito à cidade de Teresina. O interesse coletivo deve estar acima das questões políticas“, declarou Sílvio Mendes, quando foi votar no colégio Darcy Araújo, bairro Nossa Senhora de Fátima, zona Leste de Teresina, acompanhado de sua esposa, Maria Inês Queiroz Mendes.

O candidato tucano disse que um dos assuntos que quer discutir com o governador Wellington Dias é a conclusão do Pronto-Socorro de Teresina, que está sendo construido há mais de 10 anos. “Quero fazer parceria em todas as áreas, sobretudo na área de saúde e social“, afirmou.

Na parceria com o Governo do Estado, Sílvio Mendes disse que discutirá a municipalização da Segurança Pública. “Quero participar da discussão do Sistema Único de Segurança Pública. É preciso tratar isso sem demagogias“, afirmou o candidato. Ele disse que a municipalização de segurança pública é preciso ser feito com muito cuidado, discutindo principalmente como será viabilizado financeiramente o projeto. “No Brasil inteiro, a saúde, educação e assistência social, depois que transferiu para os municípios, melhorou os serviços porque o cidadão mora na cidade, então, o gestor municipal não só tem uma demanda mais próxima, como controle social é melhor exercido“, afirmou.

Sílvio Mendes disse que quer somar esforços entre os governos municipal, estadual e federal. “Sozinho ninguém faz nada, o dinheiro não dá para fazer tudo, seria irresponsabilidade querer fazer sozinho“, afirmou o candidato tucano. Ele disse que a Segurança Pública deve continuar subordinado ao Estado, porém, o município deve assumir parte da responsabilidade à repressão à violência com a criação de uma Guarda Civil Comunitária“, disse.

X
01/11/2004