Sob gestão tucana, Ribeirão Preto tem segunda melhor saúde pública de SP

Saúde - 01/08/2018
Foto: EBC

Sob a gestão do tucano Duarte Nogueira, Ribeirão Preto (SP), a 315 km da capital paulista, está em segundo lugar com melhor saúde pública entre as dez maiores cidades de São Paulo. Pesquisa realizada pelos Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (Indsat) aponta o município com 516 pontos na avaliação, sendo enquadrada no grau médio de satisfação do cidadão.

De acordo com 27% dos entrevistados, o atendimento de saúde em Ribeirão Preto é “ótimo” ou “bom”. Outros 30% avaliaram o serviço como “regular”, e 43% o reprovaram. Nos últimos 12 meses, o índice de satisfação com a saúde pública de Ribeirão vem apresentando melhora a cada trimestre. No 2º trimestre de 2018, a cidade havia registrado 402 pontos e baixo grau de satisfação, de acordo com a pesquisa. O índice subiu para 472 pontos e 496 pontos nos levantamentos seguintes.

O prefeito Duarte Nogueira acredita que esse resultado é fruto de um investimento prioritário da sua administração na área de saúde. Ele aponta, entre suas ações desde janeiro de 2017, a regularização no fornecimento de medicamentos, com o pagamento de uma dívida de R$ 3,88 milhões deixada pela administração passada. Além disso, desenvolveu uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com um hospital da cidade, alcançando índices positivos como zerar a fila de espera de cardiologia e reduzir o tempo de resultado de exames para 40 minutos na UPA da Treze de Maio.

“E não paramos por aí. Assinamos a cessão do terreno para construção do Ame Mais, e trouxemos a Fiocruz para a cidade, renovamos a frota do Samu e contratamos mais profissionais para atuar na rede municipal da saúde”, completou Nogueira.

O levantamento da Indsat também apontou que entrevistados com mais de 50 anos são os mais satisfeitos com a área. Quando analisado grua de escolaridade dos cidadãos que responderam a pesquisa, a aprovação é maior entre moradores com ensino fundamental.

X
01/08/2018