Sob o comando do PSDB, Goiás terá serviço pioneiro de digitalização de documentos

Ferramenta permite a virtualização de processos e documentos nos órgãos dos governos

Imprensa - 16/02/2017

Marconi Perillo nega ter liga√ß√µes com Carlinhos CachoeiraBrasília (DF) – O governo de Goiás vai inaugurar em março o Centro de Processamento do estado, com o maior Data Center modular da América Latina. A gestão do governador Marconi Perillo (PSDB) será a primeira no Brasil a garantir que toda a área governamental seja digitalizada, permitindo, assim, a tramitação de documentos e processos com total segurança e suporte tecnológico. A pedido do tucano, o estado atuará como piloto na implantação do software desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

A ferramenta integra o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que permite a virtualização de processos e documentos nos órgãos dos governos, contribuindo para a facilitação do acesso à informação por parte dos servidores e cidadão, propiciando celeridade, segurança e economia.

Para o deputado federal Giuseppe Vecci (PSDB-GO), a iniciativa de Perillo é “extremamente positiva” e vem no sentido de promover a modernização da administração pública por meio do aprimoramento da gestão documental.

“Essa inauguração do Data Center vem corroborar com todo o esforço que o governador vem fazendo ao longo da sua gestão. Ele entende a importância que tem de cada vez mais usar meios que possam facilitar a vida do cidadão, racionalizar processos e criar condições para uma administração mais ágil e voltada aos interesses da população. Essa medida vem no sentido de coroar o esforço do governador”, avaliou.

Além de citar outras iniciativas de Perillo à frente do governo do estado, Vecci afirmou que a “inovação” e o “dinamismo” são a marca registrada da carreira do governador. “Ele já vem fazendo isso. Essa é a marca da modernidade que Perillo tem implementado em Goiás ao longo dos seus quatro mandatos. Foi assim quando montou, no primeiro mandato, o programa de qualidade da administração pública, quando fez o Vapt Vupt – que hoje é uma rede para a maioria dos municípios do estado – e quando criou um painel de controle informatizado da área da saúde”, destacou.

De acordo com o superintendente Executivo da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Bruno Perillo, a digitalização será responsável por reduzir quantidade de papel, tornar mais ágil, econômica e sustentável a gestão do estado.

Disseminação

Os testes visam corrigir possíveis falhas e garantir a sua aprovação para ser adotado no restante do país. No futuro, os estados brasileiros serão responsáveis por disseminá-lo aos municípios, promovendo a digitalização em todo o território nacional.

“Não tenho dúvidas que isso vai disseminar para outros estados e municípios. O governador vem continuamente trabalhando num programa de inovação do estado, quer seja para a iniciativa privada, quer seja para a administração pública. No Brasil, nós já temos atividades neste sentido sendo realizadas nesse caminho e vamos trilhar para poder disseminar em todo o território nacional. É um trabalho construído de forma gradativa e será implementado país afora”, avaliou Vecci.

Etapas e benefícios

Os procedimentos para a migração para o SEI serão feitos em três etapas, cada uma com seis meses de duração. Até 2018, a meta da Segplan, que coordena a área de Tecnologia da Informação dos órgãos estatais, é que o uso de papel para elaboração de documentos do governo de Goiás seja praticamente eliminado. A expectativa é que toda a migração seja feita em até 18 meses, mas a Segplan trabalha com a possibilidade de encurtar o prazo.

Entre os benefícios da nova ferramenta estão a diminuição da burocracia, pois não será preciso aguardar documentos tramitarem de um setor a outro, já que os processos poderão ser analisados diretamente no sistema, o aumento da produtividade, além da economia (o processo eletrônico permitirá a redução de gastos com materiais de escritório, contribuindo para a preservação do meio ambiente, com redução de uso do papel e energia elétrica de impressoras).

X
16/02/2017