Taxa de desemprego entre os jovens é de 28,7%

Um em cada quatro jovens no Brasil está procurando trabalho. Enquanto a média geral de desemprego no país é de 13,6%, o índice entre pessoas de 14 a 24 anos é ainda mais alto: 28,7%. Os dados são do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). O deputado federal Caio Narcio (PSDB-MG) aponta a gravidade da situação do jovem brasileiro. Para o tucano, os números são frutos de uma política econômica equivocada por parte da gestão do PT, ao longo dos períodos Dilma e Lula.
“É gravíssima a situação dos jovens que tentam se inserir no mercado de trabalho e não têm oportunidade. Por muitas vezes eles ficam com dificuldades, sem poderem se sustentar ou iniciar uma carreira. É reflexo de uma política econômica de país equivocada dos últimos anos e da corrupção. De uma maneira incontrolada, feita de maneira inescrupulosa e que também acaba desaguando na insegurança de todo o país”, apontou.
A taxa de desemprego entre os jovens é 20% maior do que o registrado em 2015. Eles também tiveram uma queda de 3,6% no rendimento médio real em 2016 na comparação com ano anterior. Apesar dos dados negativos, o IBGE aponta uma possível recuperação do mercado de trabalho ainda este ano. Caio Narcio explica que o Brasil perdeu investimentos por conta de um período sem credibilidade.
“Mas é óbvio que os 13 anos da gestão do PT e, principalmente, o período final da Dilma atrapalhou muito o mercado e afundou o Brasil numa crise. Acaba deixando o mercado não reagir. Os investidores ficam inseguros e aí o horizonte é nebuloso”, declarou.
Entre os adultos de 25 a 59 anos e os idosos, acima de 60 anos, também teve uma elevação no valor médio das taxas de desemprego trimestrais para o ano de 2016. Os moradores da região Norte, pessoas com nível intermediário de educação (que já completaram o ensino fundamental, mas ainda não o médio) e os jovens foram os que mais perderam emprego no país, de acordo com a 62ª edição do Boletim Mercado de Trabalho, do IBGE.