Temer defende projeto de Serra para o pré-sal e afirma que Petrobras era símbolo de desajuste durante governos do PT
O presidente da República, Michel Temer, declarou apoio ao projeto de lei que muda as regras de exploração do pré-sal, de autoria do ministro das Relações Exteriores, o senador licenciado José Serra (PSDB). Nesta segunda-feira (24), durante participação na abertura da Rio Oil & Gás, evento setor de petróleo e gás realizado no Rio de Janeiro, o presidente afirmou que a nova legislação permitirá que a “nossa riqueza petrolífera seja integralmente explorada”. As informações são de matéria da Folha de S. Paulo.
O projeto proposto por Serra põe fim à obrigação de que a Petrobras seja a operadora única e de ter participação mínima de 30% nos consórcios dos campos do pré-sal. No início do mês, o texto-base da matéria já foi aprovado na Câmara por 292 votos favoráveis, 101 contrários e somente uma abstenção. Falta agora os deputados concluírem a votação dos destaques ao texto elaborado por Serra.
No evento, Temer também destacou o processo de recuperação da Petrobras sob a gestão de Pedro Parente, após anos marcados por má gestão e corrupção durante os governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. “A Petrobras era o símbolo de algo que estava inteiramente desajustado. Com Pedro Parente, e por sua atuação, ela passa a ser uma das empresas mais ajustadas no país”, ponderou o presidente.
Michel Temer ainda salientou que o setor de óleo e gás foi um dos maiores atingidos pela crise econômica, e que a situação exigiu uma “rápida resposta” do poder público. “Uma das prontas respostas é diversificar a atuação da Petrobras, conectada com a iniciativa privada”, disse o peemedebista.
Clique aqui para ler a matéria da Folha de S. Paulo.