Teori Zavascki autoriza abertura de inquérito para investigar petistas Gleisi Hoffmann e Andres Sanchez

Imprensa - 11/11/2016

15411653601_04ca9ee6cf_zO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki autorizou, nesta quinta-feira (10), a abertura de inquérito para investigar mais dois parlamentares petistas na Operação Lava Jato: a senadora Gleisi Hoffmann (PR) e o deputado federal Andres Sanchez (SP). De acordo com informações de matérias publicadas pelo portal G1, ambos os inquéritos foram cadastrados no sistema do STF ontem, mas ainda não há maiores detalhes sobre as investigações, que correm em segredo de Justiça.

No caso de Gleisi Hoffmann, está sendo apurado o suposto crime de corrupção passiva após os investigadores da Lava Jato terem apreendido uma planilha em poder de Maria Lúcia Guimarães Tavares, tida como uma das funcionárias da construtora Odebrecht, responsável pelo pagamento de propinas. A senadora já é ré em outra ação, na qual é acusada pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo suposto recebimento de R$ 1 milhão da Petrobras.

Na avaliação do deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS), a abertura de inquérito contra a petista é mais um fato que ajuda a mostrar como o país estava nas mãos de uma organização criminosa enquanto o Partido dos Trabalhadores esteve no poder.

“Isso mostra mais uma vez, de forma cristalina, o envolvimento de notórias figuras integrantes do PT, de projeção nacional, que estavam envolvidos com corrupção. Puxando o fio da meada, vamos cada vez mais entender que era uma organização criminosa que comandou o país. Isso deixou o pais na situação que se encontra hoje. Nós vamos ter que fazer esforços muito grandes, tomar medidas duras, amargas, para recuperar a economia do país”, argumentou o tucano.

Já no caso de Andres Sanchez, que é ex-presidente do Corinthians, a Lava Jato investiga o suposto recebimento de propina na construção da Arena do clube, localizada em Itaquera, em São Paulo. O estádio seria um pedido do ex-presidente Lula, que é réu na Lava Jato, ao presidente do seu clube. A apuração sobre o caso também foi iniciada após a apreensão de uma planilha de Maria Lúcia Guimarães Tavares.

“Enquanto torcedor e parlamentar, a gente fica muito triste, mas eu espero que a verdade seja trazida à tona, para a gente ver até que ponto chegou essa teia de corrupção”, afirmou Geraldo Resende.

X
11/11/2016