Teotônio Vilela passa João Lyra em Alagoas
Senador tucano Teotônio Vilela Filho aparece na pesquisa Ibope com 39%, um ponto à frente do petebista
Brasília (27 de setembro) – Com a divulgação, ontem, de pesquisa do Ibope sobre as eleições em Alagoas, há grande possibilidade de a disputa pelo governo do Estado ser decidida no segundo turno. O deputado federal João Lyra (PTB), que liderava as intenções de voto, caiu nas últimas duas pesquisas e agora está em segundo lugar, com 38% da preferência do eleitorado. Ele foi ultrapassado pelo senador Teotônio Vilela Filho, que aparece com 39% das intenções de voto.
A virada de Teotônio sobre Lyra, na reta final da campanha, renovou também os ânimos dos demais candidatos, principalmente da professora Lenilda Lima (PT) e do advogado Ricardo Barbosa (PSOL). Segundo o Ibope, a candidata do PT tinha 2% na pesquisa do dia 21 de agosto, passou para 3% em 11 de setembro e agora aparece com 7% das intenções de voto. Até o candidato do PSOL, que mantinha 1% da preferência do eleitorado, aparece com 2%.
Enquanto os adversários cresceram, o usineiro João Lyra, considerado um dos candidatos mais ricos do País, caiu e perdeu quase 10 pontos porcentuais em apenas duas semanas. De acordo com o Ibope, Lyra tinha 46% das intenções de voto em 11 de setembro.
Seu principal adversário, o senador Téo Vilela – como é conhecido -, pulou de 27% em 21 de agosto para 34% em 11 de setembro e chegou a 39% agora.
Pela pesquisa anterior, Lyra venceria no primeiro turno, já que tinha 46% da preferência e a soma das intenções de voto de seus três principais adversários – Teotônio, Lenilda e Barbosa – não passava dos 38%.
Lyra decidiu processar o Ibope. A edição de ontem de O Jornal, que pertence ao deputado, estampou na manchete: “Ibope é processado por manipulação de pesquisas.“ O instituto é colocado sob suspeita de ter feito “sumir“ a dianteira de Lyra. No comitê central do PTB há informações sobre a debandada de candidatos proporcionais insatisfeitos com o rumo da campanha. Segundo o candidato a deputado estadual Fernando CPI (PTB), até parlamentares que disputam a reeleição estariam mudando de lado.
CRIME
A ascensão de Teotônio nas pesquisas é creditada ao empenho de seus correligionários, como o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que se dedica 24 horas à campanha do amigo. Foi Renan quem indicou o médico José Wanderley Neto (PSDB) para vice na chapa de Teotônio Vilela.
Enquanto isso, Lyra tem a sua imagem associada ao crime de mando ao ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo assassinato do coordenador de Arrecadação Tributária da Secretaria da Fazenda, Sílvio Vianna, executado a tiros por pistoleiros profissionais em outubro de 1996 quando ocupava o cargo.
Na semana passada, o ex-soldado PM Garibalde Amorim prestou depoimento na Polícia Federal, em Brasília e confirmou a participação de Lyra como mandante do crime.
REGISTRO
A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 22 e 24 de setembro. Foram ouvidas 812 pessoas em todo o Estado. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) sob o número 5312/2006.