Terezinha alerta para o drama da seca no Nordeste na abertura da Campanha da Fraternidade

Lançada nesta quarta-feira (1/3) no Jardim Botânico da capital pernambucana pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, a Campanha da Fraternidade de 2017 tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”.
Com o lema “Cultivar e guardar a criação”, a Igreja quer chamar a atenção para a diversidade de cada bioma e a necessidade do respeito à vida e à cultura das pessoas que vivem neles.
A presidente do PSDB Mulher de Pernambuco, deputada estadual Terezinha Nunes, participou da solenidade de lançamento da campanha no Estado. Em breve comentário sobre o tema, chamou a atenção para a degradação da natureza que ameaça a diversidade dos biomas brasileiros, do Amazonas ao Rio Grande do Sul, e pontuou ainda a grande seca que castiga a região Nordeste.
“É preciso que a gente veja a situação em que se encontra o meio ambiente, cuide dele, porque o homem só sobreviverá, só será preservado, se a natureza estiver em pé, se ela estiver garantindo seu sustento”, alertou a tucana.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, informou sobre os projetos de levar às escolas e universidades o debate em torno do tema da Campanha da Fraternidade para estimular principalmente os jovens a a “tomar consciência do desafio de fazerem algo concreto para salvar o meio ambiente”.
“Temos agendados vários encontros, tenho inclusive um já marcado na Câmara de Vereadores sobre esse assunto. A proposta é irmos aos colégios, às universidades, para levar sobretudo os jovens a tomar consciência desse desafio e fazerem algo concreto para salvar o meio ambiente. A Quaresma é um tempo de conversão, um tempo em que a igreja nos convida a rever nossa vida procurando nos guiar pela palavra de Deus. E como tempo de conversão é importante que a igreja coloque diante de nós um fato concreto. A Campanha da Fraternidade é para isso, para não ficarmos apenas na teoria, mas partirmos para a prática”, explicou o religioso.
Criada em 1962, a Campanha da Fraternidade é lançada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma. A ação vai até o domingo de Ramos, no dia 9 de abril.
* Do PSDB-PE