Tucanafro de MS recebe presidente nacional para debater políticas públicas

Campo Grande (MS) – O Tucanafro de Mato Grosso do Sul recebeu, na noite de terça-feira (14), o presidente nacional do segmento, Juvenal Araújo, para uma roda de conversa voltada às políticas públicas da população quilombola e negra. O objetivo principal da visita foi demonstrar como a política étnico-racial é importante para a diminuição da desigualdade racial e religiosa.
Juvenal Araújo pontuou a história do ingresso dos negros no PSDB e da mulher trabalhadora negra, suas lutas e conquistas, elucidou a trajetória da ministra Luislinda Valois e lembrou da marcha Zumbi dos Palmares. em 1995.
“O presidente Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro presidente a reconhecer que o Brasil era um país racista. Recebeu os representantes da marcha e assinou um decreto, instituindo o Grupo de Trabalho Interministerial para a valorização da População Negra. Foi um grande avanço, mas nós continuamos reivindicando mais espaços dentro das diretrizes por igualdade social”, declarou.
Araújo listou as conquistas desse ato nos programas, sob a gerência da então primeira-dama, dona Ruth Cardoso. “Foi instituído o primeiro sistema de Cotas dentro do Itamaraty, o direito das mulheres, a valorização do negro, o Bolsa Escola. Ofertas às pessoas de programas sociais eram por tempo limitado, dessa forma era oferecida uma oportunidade”, disse.
Representado por seu presidente, Rafael Domingos, o Tucanafro de MS destacou sua felicidade em conseguir reunir “tantos negros em posição de destaque na sociedade”, além de vários representantes de quilombolas e comunidades religiosas.
O presidente do PSDB-MS respaldou as ações. “Os principais programas e ações federais com recorte racial foram implantados na gestão do nosso presidente de honra tucano, Fernando Henrique Cardoso. Essas mudanças são fruto de um processo político que identificou questões a serem enfrentadas pelo debate intelectual. Esse processo de mudanças foi marcado fortemente por uma aproximação entre o Movimento Negro e o Estado brasileiro e esse debate precisa avançar cada vez mais”, declarou Marcio Monteiro.
Para o deputado estadual Felipe Orro (PSDB-MS), a reunião foi uma realização muito importante, principalmente no momento em que as cotas já foram conquistadas. “É preciso diminuir a dívida social que nosso país tem com os negros e construir uma sociedade mais justa. E isso passa pelas oportunidades”, frisou.
Participaram da reunião o presidente do PSDB-MS, deputado federal licenciado e secretário estadual de Fazenda, Marcio Monteiro, bem como diversos segmentos do partido, entre eles o PSDB Mulher, Diversidade Tucana, JPSDB estadual e municipal, as comunidades Tia Eva, Furnas do Dionísio, Águas de Miranda, a Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do MS (Conerq) e a Federação dos Cultos Afro-brasileiros e Ameríndios de MS (Fecams). A roda de conversa foi realizada no espaço Ruth Cardoso, do diretório estadual do PSDB de Mato Grosso do Sul.
* Do portal do PSDB-MS.