Tucanas trocam experiências no “Novas formas de governar”

Notícias - 01/06/2017

O primeiro dia do workshop “Novas formas de governar”, evento do PSDB-Mulher em parceria com o Instituto Teotônio Vilela (ITV) e a Fundação Konrad Adenauer, que contou com a presença da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO), foi marcado por debates e troca de experiências entre as tucanas e os palestrantes com o objetivo de ampliar as linhas de pensamento e ajudá-las a exercer melhor a administração municipal.

A vice-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, avaliou o encontro como fundamental para tirar dúvidas e munir as tucanas de informações para melhorar a forma de governar.

“Este é um evento de grande excelência porque capacita não só os gestores, mas dá grandes orientações para todos aqueles que se propõe a fazer uma gestão moderna e competitiva sob um novo prisma de como governar. Cabe a nós, como gestores, principalmente no nosso cenário político atual, desenvolvermos políticas públicas efetivas e construídas sobre essa nova realidade” afirmou.

A tucana acrescentou frisando a diferença que o jeito feminino de governar faz na construção de uma gestão sustentável. “O contexto atual nos mostra que a mulher é realmente essencial na construção de uma sociedade mais justa mais humana e mais moderna. As gestoras têm um olhar mais dinâmico e atento as especificidades principalmente nas construções de políticas públicas e sociais” declarou.

Para a prefeita de Lago do Carro (PE), Judite Botafogo, a capacitação permite um aumento da autoestima das prefeitas – que, por sua vez, exercem melhor os seus mandatos. A gestão de Judite foi recentemente contemplada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco com o prêmio de honra ao mérito de prefeitura amiga das mulheres.

“Nós temos uma integração de oito secretarias, das quais cinco são ocupadas por mulheres. Temos uma boa distribuição nesse sentido, entendendo a importância dessa paridade. A mulher tem um papel fundamental na sociedade. A mulher é múltipla. Ela consegue ser mãe, esposa, profissional, não deixa de ser dona de casa, não deixa se der ajudadora do marido, ela consegue ser várias. Então a nossa gestão está voltada para esse princípio da equidade também na questão de gênero”, afirmou.

Nesta sexta-feira (2) acontece o segundo e último dia do curso. Os temas a serem debatidos serão a comunicação na política e a elaboração de políticas públicas.

X
01/06/2017