Tucano Cauê Macris é o novo presidente da Alesp

O deputado estadual Cauê Macris (PSDB-SP) foi eleito, na tarde desta quarta-feira (15), o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O tucano recebeu 88 votos, contra apenas dois votos para cada um de seus adversários, os deputados Carlos Neder (PT) e Raul Marcelo (PSOL). Macris, que ficará no cargo pelos próximos dois anos, substituiu o também tucano Fernando Capez na presidência do Legislativo paulista.
A votação desta quarta-feira ainda definiu a presença de duas parlamentares tucanas em cargos de destaque na Alesp. As deputadas Analice Fernandes e Maria Lúcia Amary, ocuparão, respectivamente, a 1ª e a 2ª vice-presidências do Poder Legislativo em São Paulo.
Em seu discurso de posse, Cauê Macris destacou que sua gestão à frente da Assembleia Legislativa será marcada pela discussão de assuntos que interessem à população paulista.
“Inovação, Transparência e Austeridade serão as marcas de nossa gestão na condução dos nossos trabalhos pelos próximos dois anos. Temos a responsabilidade de resgatar a confiança perdida pela sociedade no Parlamento. A discussão de temas que fazem parte do cotidiano das pessoas, que interessam realmente ao cidadão, por meio de proposituras do próprio Legislativo e do Executivo, terão prioridade de pauta e farão parte constante de nossas discussões semanais em Plenário”, ressaltou o parlamentar.
Com apenas 33 anos, Macris terá no comando da Alesp o maior desafio de sua carreira política. Apesar de jovem, ele já conta com uma vasta experiência legislativa no estado de São Paulo. Foi eleito vereador de Americana em 2004, cargo para o qual foi reeleito quatro anos mais tarde. Depois disso, foi eleito deputado estadual em 2010, sendo reeleito em 2014. Um ano depois, foi indicado pelo governador Geraldo Alckmin para assumir o cargo de líder do governo.
Para Macris, a Alesp deve se adequar aos novos tempos e utilizar ferramentas como a internet e as redes sociais para se comunicar com a sociedade. “A comunicação institucional precisa ser reformulada à nova era que vivemos”, argumentou. “A sociedade clama por informação. O cidadão não é obrigado a entender como funciona o complexo processo legislativo, que é absolutamente necessário para garantir a legalidade dos atos desta Casa. Por isso, temos o dever de explicar de maneira simples e de fácil entendimento nossas ações”, afirmou Macris.
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB-SP), um dos 21 parlamentares tucanos na Alesp, celebrou a eleição de Macris, afirmando estar “muito animado” com a escolha feita pela Casa. “Eu achei ótimo. É um jovem promissor, que foi líder do governo, foi relator do orçamento, uma pessoa que tem um compromisso enorme com o estado e com os deputados aqui da Assembleia”, avaliou.
Pignatari também salientou a unidade demonstrada pelo PSDB de São Paulo com a escolha de Cauê Macris. “Ele tem boa relação com o governador, com o prefeito João Doria, com todo mundo. É um time só em São Paulo”, analisou. “É um deputado que tem um futuro brilhante e que tem compromisso com a Assembleia Legislativa e com as diretrizes do PSDB de São Paulo e com o PSDB do Brasil”, finalizou o deputado.