Tucanos comemoram os 30 anos do PSDB

Notícias - 25/06/2018

Avanços na saúde, estabilidade econômica, corte da hiperinflação, combate às desigualdades sociais… Estas são apenas algumas das conquistas do PSDB ao longo dos seus 30 anos de atuação. Progressos gerados na vida do brasileiro e que hoje são comemorados por lideranças que fazem parte da história do partido, alguns deles desde 25 de junho de 1988.

Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República
“O PSDB foi criado para renovar e tentar obter maior homogeneidade e coerência nos partidos. A experiência do PMDB (do qual proveio a maioria dos que fundaram o PSDB) havia mostrado como era difícil a aprovação de matérias na Constituinte por parlamentares com pontos de vista tão divergentes, como os do PMDB. Uma vez no poder, o PSDB renovou, não só com o Plano Real, mas com a quebra de monopólios, a universalização da educação fundamental e a consolidação do SUS, entre outras matérias. Com o tempo, não só o PSDB, mas o chamado “presidencialismo de coalizão”, que criamos com a Constituição de 1988, foi se desgastando. É neste desgaste que estamos vivendo os dias de hoje e as eleições que se aproximam.”

Geraldo Alckmin, presidente nacional do PSDB
“Há 30 anos criamos um partido para dar ao país uma opção política à altura de seus desafios. Na Presidência, fizemos o mais bem-sucedido programa de modernização e transformação econômica da história do Brasil. Onde mais governamos, abrimos caminhos para o desenvolvimento e pudemos ver a vida das pessoas melhorar. Agora precisamos lutar mais, vencer de novo as forças que emperram o avanço do país. O Brasil vai mudar para melhor e, nessa luta, o PSDB também.”

José Serra, senador e ex-ministro da Saúde
“A estabilidade foi sem dúvida a nossa conquista maior. Criou-se uma estabilidade duradoura da moeda. Também deixamos uma marca de trabalho na Saúde, com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), que havia sido previsto na Constituição, mas só foi implantado efetivamente por nós. Ficou faltando o Parlamentarismo, que infelizmente perdeu no plebiscito. Acredito que o maior desafio nosso daqui para frente é garantir a valorização da política novamente. Em geral, há hoje um repúdio à política.”

Alberto Goldman, ex-governador de São Paulo e ex-presidente nacional do PSDB
“O PSDB teve papel importante ao longo desses 30 anos ao dar andamento às reformas que o país começou a fazer ainda no governo Fernando Henrique. Essas reformas, porém, acabaram paralisadas nos governos seguintes e agora, mais do que nunca, são necessárias. Ainda há muito o que se fazer, mas o mais importante é estar de olho na consolidação das instituições democráticas, ainda que com todas as deficiências que ainda enfrentamos.”

José Aníbal, presidente do Instituto Teotônio Vilela
“O PSDB é o partido da estabilidade econômica, da responsabilidade fiscal, do fim da hiperinflação, do combate às desigualdades sociais, da modernização da economia. Apenas sete anos após nossa fundação, assumimos o Governo Federal e demos rumo ao Brasil. Fizemos as reformas necessárias e firmamos as bases para que o País pudesse crescer. Hoje, após três décadas da nossa fundação, temos um novo e grande desafio pela frente: fazer o Brasil sair desta crise e voltar a crescer. Com a mesma convicção, responsabilidade e compromisso com os brasileiros, que sempre nortearam nossa ação, o PSDB vai mais uma vez cumprir essa missão. Vamos virar a página e, definitivamente, construir um país melhor e mais acolhedor para todos!”

Teotônio Vilela Filho, ex-governador de Alagoas e ex-presidente nacional do PSDB
“Sinto-me honrado em ter presidido nacionalmente o PSDB por três mandatos consecutivos, um partido que estabeleceu como regra a gestão de desenvolvimento e tem, no parlamento, homens e mulheres em defesa de uma nação justa e igualitária para todos. Tenho a mais plena convicção de que a experiência adquirida pelo PSDB nas últimas três décadas, e a sua disposição em continuar inovando e trabalhando para gerar mais justiça social em nosso país, o capacita a seguir contribuindo com excelência para um Brasil melhor para todos nós. Em nome do líder Fernando Henrique e do presidente Geraldo Alckmin, minhas felicitações a todos os tucanos envolvidos nas transformações sociais durante esses 30 anos de PSDB.”

Ricardo Trípoli, líder do PSDB na Câmara
“Nosso partido tem história, é um partido que tem coerência entre a fala e a prática. Acho que, ao longo desses anos, o PSDB demonstrou que tem muita vontade de governar e, mais do que isso, é um partido identificado com as pessoas, com o povo. Acho que é fundamental esse vínculo nosso com as pessoas. Nossas propostas, nosso trabalho é todo fundado naquilo que a população brasileira pensa, fala e quer. Acho que a população hoje tem a possibilidade de fazer um comparativo entre o que nós fizemos e o que eles fizeram. É nítida a diferença no modelo de gestão, modelo de atuar e acho que as pessoas vão ter como realmente poder julgar. Só um partido que teve passado pode construir um futuro e o nosso teve passado.”

Mariana Carvalho, deputada federal por Rondônia
“A cada comemoração de aniversário do PSDB, sinto-me honrada em saber que já adolescente escolhi o caminho certo para ajudar na construção do progresso do Brasil e na melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Desde os 16 anos sou filiada ao partido que chega aos trinta anos com um elogiável legado para a nossa nação com destaque para a estabilidade econômica, o fim da hiperinflação e o avanço de importantes programas sociais.”

Rui Soares Palmeira, prefeito de Maceió (AL)
“Nestes 30 anos, o PSDB contribuiu muito com o Brasil. Ações sociais, como o Bolsa Escola, e ações econômicas, como o Plano Real, que, enfim, encerrou a hiperinflação que corroía a renda do trabalhador brasileiro. Tenho certeza que o partido ainda vai contribuir muito para o país. Vamos em frente! Parabéns a todos os tucanos em Alagoas e no Brasil.”

Emanuella Moura, prefeita da Barra de Santo Antônio (AL)
“Ao longo desses trinta anos, o PSDB mostrou que onde tem trabalho, tem resultados. Tenho muito orgulho em fazer parte desse partido com tucanos honrados como Fernando Henrique, Solange Jurema, Teotonio Vilela Filho, Rui Palmeira, Haroldo Nascimento e Abrahão Moura, entre outros tantos, com a certeza absoluta de que esse partido, e todos nós, ainda temos muito a contribuir com o Brasil.”

Yeda Crucius, deputada federal pelo Rio Grande do Sul e presidente do PSDB-Mulher
“Graças ao PSDB, o Brasil fez as transformações necessárias para obter uma economia estável. Ao Plano Real, criado em 1994, se seguiram muitas reformas de uma Constituição que nós ajudamos a fazer, apoiar e a reformar. Uma das mais importantes leis já criadas, a Lei de Responsabilidade Fiscal disciplina os gastos públicos, com base no princípio de que os governantes precisam ter controle de suas despesas e investimentos, ter disciplina, parcimônia e fazer hoje provendo para que se tenha no futuro”, acrescentou.

João Dória, prefeito de São Paulo
“Três décadas fazendo bem ao Brasil com respeito ao eleitor, ao cidadão, com iniciativas inovadoras em vários estados, várias cidades, várias regiões brasileiras. A memória e a história de uma grande gestão de Fernando Henrique Cardoso à frente da Presidência do Brasil. De governadores de estado, prefeitos, vereadores, deputados, estaduais, federais e senadores. A todos aqueles que cumpriram ao longo desses 30 anos uma trajetória importante para o PSDB, para o cidadão e para o Brasil, o meu abraço, a minha lembrança e a nossa melhor memória”

Deputado Federal Betinho Gomes (PSDB-PE)
“São 30 anos de história e de muita contribuição para o Brasil. Momento de fazer autocrítica, de reconhecer erros, mas, principalmente, de olhar para o futuro. O Brasil contará sempre com o PSDB.”

Solange Jurema, presidente de honra do PSDB-Mulher
“O nosso partido, no cenário nacional, tem uma grande contribuição para a redemocratização do nosso país com suas políticas inovadoras e transformadoras. Foi o PSDB que reconheceu na mulher ser protagonista da família e colocou nas suas mãos o Bolsa Escola – que depois se transformou no Bolsa Família. Além disso, foi no governo FHC que foi criado o primeiro Ministério das Mulheres. E isso permitiu que implantassem várias políticas e fizéssemos várias pesquisas que melhoraram a vida das mulheres em todas as áreas”

Lúcio Beltrão – integrante da Juventude do PSDB-PE
“O PSDB é o partido da estabilidade econômica, da responsabilidade fiscal, dos programas sociais, da militância diferenciada… e que tem os melhores quadros. Nós fizemos muito nesses 30 anos e estamos preparados para fazer muito mais.”

Paulo Triguinoso – presidente do Tucanafro de Pernambuco
“O PSDB que eu quero nesses 30 anos ele já aconteceu. Sempre fui saudoso aos criadores, mas o PSDB, com o Bruno Covas em São Paulo, sinto que começou uma nova fase.”

Duarte Nogueira – prefeito de Ribeirão Preto (SP)
Em 25 de junho de 1988 o PSDB foi fundado por expressivos e respeitados líderes nacionais. 30 anos se passaram. O Brasil mudou. O mundo também. Mas a ação de governos e lideranças do partido ainda é uma das melhores que o país produziu. A hora é de ter ainda mais sinergia com o que a sociedade espera de mudanças de posturas, nomes e comportamento, se espelhando nas melhores práticas que o PSDB gerou. E fazer também as correções de rumos nesses tempos que a população brasileira nos pede cada vez mais. Fazer mais. Fazer diferente. Fazer melhor. E dar exemplos sempre. O partido sozinho é uma abstração. Seus membros e suas ações é que precisam marchar sempre na direção que moldou a nossa honradíssima fundação.

Temas relacionados:

X
25/06/2018