Tucanos do NE repudiam homenagem de aliado petista a Dilma em obras na Bahia
Deputados da bancada nordestina do PSDB repudiaram, nesta terça-feira (9), homenagens feitas à ex-presidente Dilma Rousseff em obras no interior da Bahia. A referência da petista em placas oficiais mesmo após ela ter deixado o cargo, como a de uma adutora em Caetité (a 645km de Salvador), inaugurada no último sábado (6), foi considerada como uma falta de respeito do governador petista Rui Costa ao atual presidente Michel Temer.
Os deputados federais Pedro Vilela (PSDB-AL) e Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) comentaram não ser comum o uso de referência de gestões passadas que tenham apenas iniciado a obra pública, o que comprova a prática do PT em confundir o público com o privado.
“O PT sempre teve uma grande dificuldade de separar o que é institucional, de interesse do Estado, e o que é partidário. Esse parece mais um caso em que isso se repete. Vimos muito isso claramente no episódio da Lava Jato, na própria postura e comportamento do ex-presidente Lula”, disse Vilela. “Confirma essa mania, esse cacoete de misturar público e privado do governo anterior, coloca a situação atual num patamar, numa picuinha, miudeza política que não dá mais para tolerar. Temos dificuldades e desafios enormes pela frente e não podemos ficar gastando energia em espaços como esse. Então, é lamentar e dar a isso o tamanho que merece: algo pequeno. O importante é o trabalho e o que está sendo realizado pela atual gestão federal”, completa Cunha Lima.
Pedro Vilela também critica o fato de Rui Costa usar o cargo de governador da Bahia para homenagear uma presidente que sofreu impeachment por improbidade administrativa e ainda está envolvida diretamente em escândalos de corrupção investigados pela Operação Lava Jato. “É uma postura inadequada, que vai contra os princípios republicanos. Tem uma conotação claramente política, porque Dilma não é mais a presidente da República. Não teria sentido ela receber este tipo de homenagem e, de certa forma, ofende o presidente Michel Temer, que é quem propriamente está concluindo e entregando as obras. O comportamento do governador não foi feliz”, ressaltou o tucano.
Para o deputado federal João Gualberto, presidente estadual do PSDB-BA, a atitude do governador da Bahia é “absurda e desrespeitosa”. “Por que homenagear uma ex-presidente que foi afastada por crime de responsabilidade fiscal e com uma administração marcada pela corrupção? Permite-se até quebrar o protocolo com pessoas de grande relevância, de forte referência, o que não é o caso. Mas, vindo do PT, não surpreende. Quadrilheiros precisam ser também corporativistas. Eles se protegem de acordo com a conveniência”, declarou o tucano.
De acordo com matéria do jornal Folha de S.Paulo, em uma das placas de inauguração da adutora em Caetité foi registrado “obra construída no governo Dilma Rousseff”. Em outra placa, o texto grafado diz que a obra foi “iniciada no governo Dilma Rousseff”. Em ambas, somente abaixo das homenagens à petista vem a citação que o presidente atual é Michel Temer.
Clique aqui para ler a íntegra da matéria.