Tucanos prestigiam posse de Alexandre de Moraes no STF

Notícias - 22/03/2017

O ex-ministro da Justiça e Cidadania Alexandre de Moraes tomou posse nesta quarta-feira (22) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O jurista assume a vaga deixada por Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em janeiro. A indicação do advogado ao cargo contou com apoio unânime da bancada do PSDB no Senado Federal durante a sabatina na Casa, e os congressistas celebraram a chegada de Moraes ao STF. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, participou da cerimônia no Supremo.

Para o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que também acompanhou a posse, as convicções do ministro estão em consonância com o que os brasileiros esperam do magistrado.

“O ministro Alexandre de Moraes está preparadíssimo para representar o povo brasileiro em nossa Suprema Corte. O que ele pensa, e ele colocou para todos nós como ministro, advogado, secretário de segurança de São Paulo, é sempre sob a égide da nossa Constituição Federal. Então eu não tenho dúvida que o mandato dele será admirado por todos.”

O presidente do Instituto Teotônio Vilela, José Aníbal, também participou da cerimônia de posse e ressaltou que Alexandre de Moraes vai colaborar para que o Supremo continue a ser uma Corte que promove a harmonia entre os poderes.

“O país foi devastado pela gestão anterior, e agora vive um processo de recuperação. É preciso que haja uma harmonia muito grande entre os poderes e eu acredito que o novo ministro, Alexandre de Moraes, vai se integrar com essa postura que prevalece no Supremo.”

Governador do estado do Paraná, o tucano Beto Richa salientou as qualidades de Moraes, reconhecido na área do Direito como professor e jurista experiente.

“É um profundo conhecedor do Direito, o que todos reconhecem nele, além de sua conduta moral e ética irrepreensível. Certamente, aqui no Supremo, dará uma grande contribuição, à altura das expectativas da sociedade brasileira”, afirmou Richa.

Alexandre de Moraes é doutor em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), jurista, já trabalhou como promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e lecionou em diversas universidades. Em pouco mais de dois meses à frente do Ministério da Justiça e Cidadania, Moraes anunciou uma série de iniciativas para sanar os problemas de segurança pública no Brasil.


X
22/03/2017