Tucanos têm ampla vantagem em Minas Gerais e Roraima, indica Ibope

Notícias - 18/09/2018
#pracegover: foto mostra senador Antonio Anastasia falando no púlpito da tribuna do Senado, no seu lado direito tem uma bandeira do Brasil

Os candidatos do PSDB aos governos estaduais de Minas Gerais e Roraima continuam crescendo rumo à vitória nas urnas. Antonio Anastasia e José Anchieta despontaram na preferências dos eleitores desses estados e abriram relativas vantagens nas pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), vencendo os concorrentes em primeiro e segundo turno.

Em Minas Gerais, Antonio Anastasia vem ampliando sua vantagem a cada levantamento. Nas duas primeiras simulações realizadas pelo Ibope, ele aparecia com 24% e 31%. Agora, o candidato tucano na corrida ao Palácio da Liberdade possui 33% das intenções votos.  Em segundo lugar aparece o atual governador mineiro e candidato à reeleição Fernando Pimentel (PT), com 22% da preferência. Brancos e nulos somam 19%.

As simulações de segundo turno também levam Anastasia à vitória. Nesse cenário, ele tem tem 45% das intenções de voto contra 27% do candidato petista, que tem ainda 37% de rejeição entre os eleitores mineiros. Os últimos quatro anos de governo de Fernando Pimentel em Minas Gerais são definidos como “ruim” ou “péssimo” por 45% dos consultados.

O Ibope ouviu 1.512 eleitores mineiros entre 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, ou seja, existem 95% de probabilidade do levantamento retratar o resultado das urnas em outubro. A simulação foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG-09508/2018.

Em Roraima, o candidato do PSDB ao governo estadual José de Anchieta continua liderando de forma absoluta as projeções de intenção de voto. Na pesquisa Ibope anterior, o tucano aparecia com 36%. No novo levantamento, ele aparece com 41% da preferência do eleitorado roraimense. Em segundo está o empresário empresário Antônio Denarium (PSL), com 29% da preferência. Brancos e nulos somam 9%.

Em segundo turno, Anchieta também é o preferido da população de Roraima. Em um cenário colocando frente à frente os dois atuais líderes das intenções de voto, o tucano teria 49% dos votos contra 40% de Denarium. Na disputa contra Suely Campos (PP), Anchieta tem uma margem ainda maior: 61% contra 16% da atual governadora do estado.

O Ibope consultou 812 eleitores entre 13 e 16 de setembro. A margem de erro está em 3% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o momento eleitoral, considerando a margem de erro. A simulação foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) sob o número RR-03455/2018.


X
18/09/2018