Tucanos têm ampla vantagem em Minas Gerais e Roraima, indica Ibope

Os candidatos do PSDB aos governos estaduais de Minas Gerais e Roraima continuam crescendo rumo à vitória nas urnas. Antonio Anastasia e José Anchieta despontaram na preferências dos eleitores desses estados e abriram relativas vantagens nas pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), vencendo os concorrentes em primeiro e segundo turno.
Em Minas Gerais, Antonio Anastasia vem ampliando sua vantagem a cada levantamento. Nas duas primeiras simulações realizadas pelo Ibope, ele aparecia com 24% e 31%. Agora, o candidato tucano na corrida ao Palácio da Liberdade possui 33% das intenções votos. Em segundo lugar aparece o atual governador mineiro e candidato à reeleição Fernando Pimentel (PT), com 22% da preferência. Brancos e nulos somam 19%.
As simulações de segundo turno também levam Anastasia à vitória. Nesse cenário, ele tem tem 45% das intenções de voto contra 27% do candidato petista, que tem ainda 37% de rejeição entre os eleitores mineiros. Os últimos quatro anos de governo de Fernando Pimentel em Minas Gerais são definidos como “ruim” ou “péssimo” por 45% dos consultados.
O Ibope ouviu 1.512 eleitores mineiros entre 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, ou seja, existem 95% de probabilidade do levantamento retratar o resultado das urnas em outubro. A simulação foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número MG-09508/2018.
Em Roraima, o candidato do PSDB ao governo estadual José de Anchieta continua liderando de forma absoluta as projeções de intenção de voto. Na pesquisa Ibope anterior, o tucano aparecia com 36%. No novo levantamento, ele aparece com 41% da preferência do eleitorado roraimense. Em segundo está o empresário empresário Antônio Denarium (PSL), com 29% da preferência. Brancos e nulos somam 9%.
Em segundo turno, Anchieta também é o preferido da população de Roraima. Em um cenário colocando frente à frente os dois atuais líderes das intenções de voto, o tucano teria 49% dos votos contra 40% de Denarium. Na disputa contra Suely Campos (PP), Anchieta tem uma margem ainda maior: 61% contra 16% da atual governadora do estado.
O Ibope consultou 812 eleitores entre 13 e 16 de setembro. A margem de erro está em 3% para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o momento eleitoral, considerando a margem de erro. A simulação foi encomendada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) sob o número RR-03455/2018.