Veja mais detalhes da reunião da Executiva Nacional

Notícias - 29/04/2025

A Comissão Executiva Nacional do PSDB aprovou por unanimidade nesta terça-feira (29) a proposta de fusão com o Podemos e convocou Convenção Nacional para deliberar sobre o tema. A decisão foi tomada em reunião realizada de forma semipresencial.

De acordo com o presidente nacional Marconi Perillo, o principal objetivo desse passo é fortalecer o centro democrático e oferecer ao Brasil uma alternativa moderna, equilibrada e responsável.

O movimento ocorre após meses de diálogo com diversas forças políticas, sempre com o objetivo de preservar a história e os princípios que marcam a trajetória do PSDB. Ao optar pela união com o Podemos — partido de porte e valores semelhantes —, o PSDB reafirma seu compromisso de seguir como uma força política relevante no cenário nacional.

“Nós vamos criar uma comissão para poder encaminhar o estatuto, a questão do programa. Isso não vai ser feito de cima para baixo, nós vamos fazer de forma democrática também”, destacou o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.

Os governadores Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, participaram de forma remota e encaminharam voto favorável.

Riedel exaltou o amadurecimento e fortalecimento do PSDB com o debate interno que resultou na fusão com o Podemos. “Passamos por um processo de muito amadurecimento. Chegamos neste dia de hoje com o PSDB se reerguendo e fortalecendo.”

Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, relembrou sua trajetória política dentro do PSDB e parabenizou o presidente pela condução do processo de fusão. “O presidente Marconi ouviu a todos e teve conversas muito francas com todos durante o processo, que foi democrático e adequado. Eu acompanho o voto pela fusão e entendo que houve diálogo o suficiente sobre o assunto.”

O secretário geral do PSDB, deputado federal Paulo Abi-Ackel, acredita no protagonismo: “Essa nova configuração vai fazer a diferença e ser o farol, o farol do centro político brasileiro, que eu tenho certeza será o novo capítulo da história política brasileira”.

O deputado federal Aécio Neves, presidente do ITV Nacional, que contribuiu na condução desse processo, destacou a contribuição que o novo formato deve dar ao País: “Nós vamos ter a oportunidade de falar para o Brasil que nós não viveremos eternamente submetidos a essa polarização estéril, rasa e inculta e que tantos males vem causando ao País”.

Adolfo Viana, líder do PSDB na Câmara, afirmou: “Eu não tenho dúvida nenhuma que o caminho que está sendo proposto aqui é o melhor caminho para o PSDB”,

O líder do PSDB no Senado, senador Plínio Valério, também participou: “Eu acredito sim que com essa união, esse partido que vai surgir possa se meter no meio dessa polarização que tanto mal causa ao nosso país.”

“Já nasce um time de excelência, um time forte, unido, sem abrir mão de seus valores da ética que nos trouxe até aqui do processo de democratização… O que nos reforça ainda mais a nos idealizarmos, de fato, e sonharmos com o Brasil de uma forma diferente. Longe desses extremos, longe da polarização”, destacou a presidente do PSDB-Mulher, Cinthia Ribeiro.

Nos próximos dias, as conversas com o Podemos continuarão e será iniciado o processo de convocação da Convenção Nacional, que deliberará sobre fusão, além de alterações no estatuto partidário.

A Convenção Nacional será no dia 5 de junho e será composta pelos membros do Diretório Nacional, os delegados estaduais e os representantes do partido no Congresso Nacional.

Mais imagens: https://www.flickr.com/photos/200149120@N03/albums/72177720325695455/.

 

X
29/04/2025